sábado, 2
 de 
março
 de 
2024

Moradores podem registrar ocorrências policiais pelo aplicativo 190

Sargento Klaumann reforça a utilização do aplicativo para registro de ocorrências. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Sargento Klaumann reforça a utilização do aplicativo para registro de ocorrências. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Destacamento de Polícia Militar de Piên orienta a população para que faça o registro das ocorrências pelo aplicativo 190

A prefeitura de Piên tem buscado mecanismos para avançar na área da segurança pública e aprimorar o atendimento junto à população. Diante disso, o Destacamento da Polícia Militar do município orienta os moradores sobre como podem ser solicitados alguns serviços, como o registro de ocorrências e o acionamento das equipes de segurança.

Uma das plataformas que facilitam o acionamento das forças policiais é o aplicativo 190, que funciona em todo o Estado e direciona os fatos para a equipe policial mais próxima. Nos casos de denúncia, na qual a pessoa não necessita da presença dos policiais militares, ela pode ser feita por meio do 181, o Disque Denúncia 181, onde não é necessária a identificação.

O 2º sargento Edgar Afonso Klaumann, do Destacamento da Polícia Militar de Piên, reforça sobre a utilização do aplicativo 190 para o registro das ocorrências. “O 190 otimiza os casos onde não há rede de celular. Às vezes as pessoas reclamam que não tem alcance a torre da operadora, mas tem internet”, explica o 2º sargento Klaumann que reforça a importância de ter o aplicativo 190 instalado nos aparelhos celulares. “Quando precisar do atendimento da Polícia Militar, caso não consiga ligar no 190, basta fazer a solicitação pelo aplicativo”, afirma.

O sargento relata que sabe de casos onde os pienenses informam que não conseguem acionar a PM. “Se você tentou ligar para a polícia e por algum motivo não conseguiu finalizar a solicitação, use o aplicativo”, comenta Klaumann, fazendo referência ao fato das pessoas não saberem da existência do aplicativo. “Alguns cidadãos não sabem como podem registrar um boletim de ocorrência. Podem ser registrados pelo canal via internet como por exemplo crimes de ameaças, registros de violência contra mulheres, entre outros”, complementa.

Ainda conforme o sargento Klaumann, nos casos de acidente de trânsito sem feridos, não é necessária a presença da Polícia Militar. “Boletim de Acidente de Trânsito, o Bateu, pode ser feito pela internet, desde que não tenha nenhuma vítima. Quando houver algum ferido, pode ser chamado a PM, que comparecerá no local”, destaca.

Outra explicação do policial é que o Destacamento de Piên não é uma delegacia. “Nós temos como principal atividade o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. Não conseguimos ficar dentro do Destacamento pois sempre estamos no atendimento de ocorrências”, afirmou.

Dentro do Destacamento de Piên são feitas atividades administrativas, como o registro de ocorrências caso o cidadão necessite, entre outras. Para registrar uma ocorrência, o cidadão pode entrar em contato com a equipe policial e, de acordo com o sargento Klaumann, o Destacamento do município é uma sede para a realização de serviços administrativos e operacionais. “Não conseguimos fazer o policiamento ostensivo aqui de dentro, dentro do Destacamento apenas registramos e documentamos questões referente a ocorrências, entre outras atividades administrativas e aguardamos todos a chegada de reforço de efetivo”, conclui.

A central telefônica do 190 funciona 24 horas, com a Central de Operações Policiais centralizada em Curitiba, com vários policiais que atendem durante o dia e a noite, divididos em turnos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email