Alunos, pais, professores e demais profissionais da Educação se organizam para a volta às salas de aula. Na grande maioria das cidades da região, o retorno das aulas na rede municipal de ensino deve ocorrer já a partir do próximo dia 5 de fevereiro, com exceção de Piên e Rio Negro, que iniciarão as aulas mais tarde.
A preparação para o início de mais um ano letivo começou com reuniões entre docentes, semana pedagógica e planejamento de aulas. Além dos preparativos didáticos, as unidades de ensino também têm recebido uma série de melhorias para acolher a comunidade escolar.
Para o secretário de Educação de Tijucas do Sul, Danilo dos Santos, o período que antecede as aulas é de grande expectativa e toda a equipe vem atuando para deixar tudo preparado. “Estamos organizando toda a estrutura, as escolas já estão preparando a semana pedagógica e estamos planejando algumas mudanças”, conta.
A secretária de Educação de Campo do Tenente, Marilene Aparecida Hornick, detalha que tudo está sendo planejado com muito carinho para esperar os alunos e professores. “Nos dias 3 e 4 de fevereiro estaremos realizando a Semana Pedagógica, com oficinas ministradas por palestrantes da Inclua mais, patrocinado pela Empresa Arauco do Brasil. No dia 5 iniciaremos as aulas nas Escolas e Cmeis da rede municipal. A expectativa é muito boa para este ano, que vai ser muito produtivo, tranquilo, e que os objetivos serão alcançados com muito empenho”, finaliza.
Na rede estadual de ensino, o início do ano letivo também ocorre em 5 de fevereiro, movimentando mais de 1 milhão de estudantes em todo o Paraná. O calendário escolar de 2020 prevê recesso a partir do dia 6 de julho, com retorno às aulas no dia 22 de julho. Em dezembro, para os alunos as atividades encerram no dia 17.