sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Saldo de empregos no suleste do Paraná alcança 1.952 vagas em 2019

Construção civil é um dos ramos que têm auxiliado a fomentar a geração de empregos em todo o Paraná. Foto: Antonio Costa/Arquivo/AENA região suleste paranaense encerrou o ano de 2019 com um saldo positivo de 1.952 vagas de emprego abertas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última semana. O número é 17% superior a 2018, que teve 1.671 vagas.

Os números dos Caged mostram que Fazenda Rio Grande foi o município com o maior saldo no período, somando 1.381 empregos criados, enquanto Contenda foi a única com números negativos, -208. Em se tratando de todo o Paraná, o saldo foi de 51.441 vagas, ficando como um dos quatro Estados que mais geraram emprego no país.

Na avaliação do governador Ratinho Junior, os números consolidam o Paraná como uma das unidades federativas que mais ajudaram a puxar a recuperação da economia brasileira. “Estamos entre os maiores empregadores do país e os índices nacionais de produção industrial e exportação também projetam o Paraná como protagonista. Mas o mais importante é o crescimento orgânico em diversas áreas”, aponta.

A secretária de Trabalho, Emprego e Renda de Fazenda Rio Grande, Irani Aparecida dos Santos, enumera os fatores que têm contribuído para que o município avance na geração de empregos. “A chegada de novas empresas em Fazenda Rio Grande tem ampliado o desenvolvimento iniciado no município nos últimos anos. Além disso, a gestão responsável do prefeito, o incentivo ao empreendedorismo e a oferta de capacitação aos jovens para aturarem no mercado de trabalho são ações que contribuem para este resultado”, afirma.

Setores – Os setores que mais se destacaram na geração de empregos na região foram Indústria de transformação (622), Comércio (601) e Serviços (527)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email