terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Trator Solidário auxilia na modernização da frota

Programa já garantiu a aquisição de três colheitadeiras aos agricultores do município. Foto: DivulgaçãoA agricultura é um setor que vem se desenvolvendo de forma considerável nas últimas décadas, obrigando os agricultores a realizarem diversos investimentos na aquisição de máquinas e implementos. Em Quitandinha, o Programa Trator Solidário tem auxiliado muitos produtores a modernizarem a frota agrícola e, somente nos últimos três anos, possibilitou a aquisição de mais de 20 tratores.

O Programa Trator Solidário atende pequenos produtores que tenham propriedades entre 12 e 80 hectares, com renda bruta anual de até R$ 415 mil, oriunda da atividade agrícola. “Este segmento corresponde a até 45% da produção bruta do Paraná, sendo pequenas áreas exploradas pelas próprias famílias, as quais contratam até dois trabalhadores temporários em épocas de pico da produção”, detalha técnico em agropecuária do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Jhonathan Eduard Assumpção Santos.

Para aderir ao programa, o produtor deve procurar a Emater e preencher uma pré-proposta que será analisada no agente financeiro. Após está etapa, a Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) irá avaliar a proposta e incluir no sistema de equivalência em produto. “Em seguida, a documentação segue para os bancos credenciados para a liberação do financiamento e aquisição do maquinário”, explica Santos.

Nos próximos dias, haverá a entrega de mais um trator e da terceira colheitadeira adquirida pelos produtores de Quitandinha. “Em 2019, houve a aquisição de nove unidades por meio deste programa e neste ano vamos encaminhar novas propostas”, relata Santos, destacando a importância desta iniciativa. “É um mecanismo fundamental para o desenvolvimento da agricultura e um incentivador para que o produtor tenha a estrutura de trabalho necessária e assim permaneça na atividade”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email