terça-feira, 15
 de 
junho
 de 
2021

Tijucas registra alto índice de faltas em exames e consultas especializadas

Monique solicita a colaboração da população. Foto: Divulgação/Prefeitura de Tijucas do SulUma das grandes demandas na questão da saúde pública está no acesso a consultas e exames especializados. Em muitos casos, a fila de espera é extensa e o paciente fica durante um intervalo de anos esperando o procedimento. No entanto, além deste preocupante fator, há uma parcela expressiva da população que acaba não comparecendo ou cancelando.

Em Tijucas do Sul, a Secretaria de Saúde é um dos exemplos neste sentido. Nos últimos 30 dias, foram agendados 500 procedimentos entre consultas e exames especializados fora do município, sendo que destes, 87 pessoas acabaram não comparecendo, representando 17,4% de falta. “São serviços cedidos e custeados pelo Estado e pelo município, os quais em alguns casos demoram bastante para serem alcançados. O não comparecimento causa transtorno a todos e muitas vezes retira a vaga de quem está aguardando e necessitando do atendimento”, lamenta a responsável pela central de agendamentos de Tijucas do Sul, Monique Rocha da Luz.

Para sensibilizar os moradores, a secretaria iniciou um trabalho de conscientização nas comunidades. “Queremos otimizar o atendimento, fazendo com que as pessoas que precisam sejam atendidas no menor espaço de tempo possível. Mais para isso, é fundamental que a população faça a sua parte, avisando de forma antecipada quando não é possível o comparecimento para que seja desmarcado o procedimento ou ainda encaixada outra pessoa”, salienta Monique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email