Uma das grandes demandas na questão da saúde pública está no acesso a consultas e exames especializados. Em muitos casos, a fila de espera é extensa e o paciente fica durante um intervalo de anos esperando o procedimento. No entanto, além deste preocupante fator, há uma parcela expressiva da população que acaba não comparecendo ou cancelando.
Em Tijucas do Sul, a Secretaria de Saúde é um dos exemplos neste sentido. Nos últimos 30 dias, foram agendados 500 procedimentos entre consultas e exames especializados fora do município, sendo que destes, 87 pessoas acabaram não comparecendo, representando 17,4% de falta. “São serviços cedidos e custeados pelo Estado e pelo município, os quais em alguns casos demoram bastante para serem alcançados. O não comparecimento causa transtorno a todos e muitas vezes retira a vaga de quem está aguardando e necessitando do atendimento”, lamenta a responsável pela central de agendamentos de Tijucas do Sul, Monique Rocha da Luz.
Para sensibilizar os moradores, a secretaria iniciou um trabalho de conscientização nas comunidades. “Queremos otimizar o atendimento, fazendo com que as pessoas que precisam sejam atendidas no menor espaço de tempo possível. Mais para isso, é fundamental que a população faça a sua parte, avisando de forma antecipada quando não é possível o comparecimento para que seja desmarcado o procedimento ou ainda encaixada outra pessoa”, salienta Monique.