quinta-feira, 7
 de 
julho
 de 
2022

Tijucas do Sul confirma segundo registro de raiva

Estudos apontam que 2 por cento dos morcegos são portadores do vírus da raiva. Foto: DivulgaçãoO município de Tijucas do Sul segue em alerta no combate à raiva. Na última semana, foi confirmado que um morcego, encontrado sem vida no pátio de uma creche no bairro da Campina, testou positivo para o vírus da doença.

Toda a situação vem sendo monitorada pela equipe da Vigilância em Saúde do município, que já encaminhou mais de dez morcegos, que é o transmissor da doença, para análises laboratoriais. “Apenas neste último animal foi confirmada a presença do vírus. Outros vários registros de mortes de diferentes bichos também foram analisados, entre eles, em janeiro foi confirmado o primeiro caso de óbito provado pela raiva neste ano, sendo um equino, na localidade de Fazendinha”, recorda a coordenadora municipal da vigilância em saúde, Helen Aline Melo.

O recomendado é que, ao avistar um animal se debatendo ou com comportamento estranho, um profissional da vigilância seja acionado para tomar as providências cabíveis. “A transmissão, inclusive para seres humanos, acontece através da mordida ou pelo contato de um ferimento com saliva. Por isso, o ideal é isolar o local e não ter contato direto com o animal”, orienta Helen.

Apesar do segundo registro da doença, a vigilância reforça que ainda não são necessárias medidas mais drásticas. “As pessoas devem vacinar anualmente seus animais contra raiva, adotando este procedimento como forma cautelar”, destaca Helen, salientando que os moradores não devem matar os morcegos. “Estes animais são fundamentais principalmente no controle de insetos e na disseminação de sementes. Além disso, apenas 2% deles contam com o vírus da raiva”, enfatiza Helen. Para espantá-los, deve-se colocar uma luz no lugar escuro onde eles estão ou então algo que provoque um forte odor.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente na Unidade de Saúde Central ou pelo telefone 3629 1511.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email