terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Soja mantém liderança como uma das principais culturas da região

Soja é uma das atividades agropecuárias em destaque na região. Foto: Arquivo/O Regional
Atividade aparece entre as três principais culturas do campo em nove das dez cidades do suleste paranaense

Com a atividade agropecuária como um dos carros-chefes da economia de muitos municípios locais, são variadas as culturas adotadas pelas famílias para fortalecer a renda e fomentar o trabalho no campo. As culturas vão desde grãos, passando por oleaginosas e leguminosas, até a criação de animais.

Neste cenário, uma das culturas que anualmente aparece em destaque na região é a soja, a qual está entre as três principais atividades em nove das dez cidades do suleste paranaense, conforme dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2021, divulgado pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral-PR), por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Também se destacam as culturas do milho, fumo, batata, salsa (salsinha) feijão e o frango de corte.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Campo do Tenente, Dycesar de Lima, reforça que nos últimos anos a soja vem tendo destaque na produção de grãos no município e região, fazendo com que a economia local tivesse um crescimento significativo. “De 2012 para cá, o município valorizou a parceria dos trabalhos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Emater, hoje IDR-PR, Embrapa e Iapar, colocando a soja como um dos pontos de destaque na produção de grãos, aproveitando principalmente o preço da cultura no mercado mundial. Hoje podemos avaliar que os resultados estão aí, beneficiando de pequenos a grandes agricultores, fortalecendo as cooperativas do município e da região, gerando riquezas ao município”, comenta.

Ainda segundo o secretário, há um intenso trabalho para o atendimento aos agricultores do município. “Hoje a Secretaria está se estruturando cada vez mais com uma equipe com formação técnica, formada por coordenação administrativa, técnicos em Agropecuária e médico veterinário, engenheiro ambiental e sanitarista, engenheiro florestal e técnico florestal, além do município ser o primeiro da região a firmar termo de parceria com o IDR-Paraná. Estamos firmando as parcerias com o Projeto Centro Sul de Feijão e Milho; culturas de inverno com o Iapar e a Embrapa; e programa Plante Seu Futuro. Em todos esses trabalhos serão implantadas unidades demonstrativas para divulgação das novas tecnologias de produção e cultivares. No último mês de julho, assinamos acordo de cooperação técnica para execução do Programa Mais Pecuária Brasil junto a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendimentos Familiares Rurais do Brasil. Implantamos o Sistema de Inspeção Municipal e o Programa de Rastreabilidade da Produção Agrícola Municipal assessorado pela empresa Cooltivando, para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e ao Programa Alimenta Brasil e futuramente a produção de grãos”, complementa Lima, reforçando que a pasta atua para fortalecer as atividades do campo. “A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente não medirá esforços para que Campo do Tenente seja um município cada vez mais forte no sistema agrosilvopastoril, buscando-se a eficiência na produção dentro dos três fatores de maior importância para se ter um agronegócio forte, que são, os fatores econômico, social e ambiental eficientes”, finaliza.

Outra atividade de relevância na região é a fumicultura, a qual foi a líder de faturamento em Piên, com mais de R$ 80 milhões, o que para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Agnaldo Martins, reforça a importância deste produto na economia e desenvolvimento agropecuário. “O fumo produzido em Piên é hoje um dos melhores do país, graças a terra boa, ao clima favorável e ao cuidado do produtor com a cultura. Diante disso, segue como uma das principais culturas do município, fortalecendo a economia e a arrecadação de impostos”, pontua.

VBP 2021. Arte: O Regional



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email