terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Pinga Pinga 16/09/2022

Pinga Pinga
Pinga Pinga

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Graças, de Piên, registrou um momento emocionante na última segunda-feira, com a realização de mais um parto na instituição de saúde. A paciente é residente da cidade e deu entrada no pronto atendimento pela manhã de segunda-feira em trabalho de parto com 37 semanas de gestação.

Após todo procedimento, o bebê Ryan veio ao mundo às 12h22 com 3,3 kg de parto normal. A mãe e o bebê foram encaminhados para a maternidade da região para continuar com o atendimento.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Contenda realizou o plantio de aproximadamente 400 mudas de árvores nativas no município. A ação foi acompanhada pelo prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, e por integrantes do projeto Adolescentro.

Segundo o secretário da pasta, Thomas Gaspar Santana, o plantio das mudas faz parte do Dia Nacional do Campo Limpo. Criado pela lei de nº 13/2021, de autoria do vereador Márcio Rogério Francisco, o projeto busca conscientizar a população sobre a necessidade da logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas com vistas à preservação ambiental.

Entre os pontos contemplados com o plantio das mudas foi a região da Moradias Itaperubá. Também acompanhou a ação o representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), Daniel Ikeno.

Estão abertas as inscrições para o curso de Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços, que será ofertado gratuitamente ao público pela pela Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro, por meio do Programa Capacita Rio Negro, em parceria com os programas Senac Gratuidade e Turismo em Foco no Paraná, também do Senac.

A inscrição pode ser realizada até o dia 20 de setembro, na sede da Secretaria, situada na rua Juvenal Ferreira Pinto, anexa à prefeitura. Também pode ser feita no Senac Rio Negro, na rua Marçal José Pereira, nº 100, no bairro Estação Nova. Contato para mais informações (47) 3643-7664.

Os requisitos são ensino fundamental completo, idade mínima de 16 anos, residir no estado do Paraná e renda de até dois salários mínimos. As aulas serão realizadas de forma presencial na unidade do Senac Rio Negro no período de 20 de setembro a 29 de novembro, sempre nas terças-feiras, das 8 às 12 horas. São 25 vagas para esta turma do período matutino.

Acontece no próximo dia 25 de setembro o Passeio Ciclístico da Lapa. A concentração e largada serão em frente à câmara municipal da Lapa, às 9 horas e o percurso total do passeio é de seis quilômetros, sendo realizado apenas em área urbana.

A prefeitura de Mandirituba está com oportunidade de estágio para alunos matriculados no curso de Direito, no período noturno. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro, no site do CIEE.

A prefeitura de Piên fez a concretagem da calçada em frente ao Colégio Estadual do Campo Alfredo Greipel Júnior, no bairro de Trigolândia. Além da calçada também foi concluída a concretagem do espaço localizado atrás da quadra do colégio.

O trabalho de revitalização de calçadas, de acordo com a municipalidade, vem acontecendo em toda a cidade, com o objetivo de dar mais segurança para os pedestres que caminham nestes locais e deixar os espaços públicos mais bonitos.

Estão abertas as inscrições para o mutirão de cães e gatos que será realizado em Tijucas do Sul. A prioridade são para cães e gatos de rua. Os cadastros podem ser feitos na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, na Galeria da Cidadania. Mais informações no (41) 3629-1230.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná realiza leilão virtual de veículos retidos, abandonados, removidos ou recolhidos que se encontrem há mais de 60 dias nos pátios das Unidades Operacionais vinculadas à PRF no estado.

As sessões públicas de lotes de sucata com motor aproveitável e inservível, além de veículos conservados, são realizadas no site https://www.kronbergleiloes.com.br. As próximas seções públicas acontecem no dia 17 de setembro, às 9 horas, com veículos recolhidos na Região metropolitana de Curitiba.

Os veículos conservados podem retornar a circular em via pública após pagamento das taxas e recolocados em circulação após revisão técnica exigida pelo órgão de trânsito. As sucatas aquelas que estão impedidas de circulação, se destinam exclusivamente ao desmonte e ao reaproveitamento de suas peças e só podem ser adquiridas por pessoas jurídicas previamente cadastradas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email