terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Sinal digital entra em funcionamento em Piên

Trâmites são realizados para o pleno funcionamento do sinal digital em Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Trâmites são realizados para o pleno funcionamento do sinal digital em Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Neste primeiro momento, estão disponíveis quatro canais abertos, sendo a RPC (Rede Globo), Rede Massa (SBT), TV Senado e TV Câmara. Com a instalação das emissoras de televisão e a finalização das entregas de antenas, o sinal analógico será desligado

Um avanço tecnológico vai a atender a população de Piên. Nesta semana, a cidade passou a contar com o sinal de TV Digital, contemplando, neste momento, quatro canais abertos, sendo a RPC (Rede Globo), Rede Massa (SBT), TV Senado e TV Câmara.

Piên foi selecionado pelo programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações e da Anatel, e os trâmites para instalação deste sinal vinham sendo realizados desde 2021. No Paraná, quase 100 cidades foram selecionadas, entre elas, os da Região Metropolitana de Curitiba, da qual Piên faz parte.

O secretário de Governo, Josnei Grosskopf, acompanha o andamento dos trabalhos desde o início e destaca a importância da conquista. “Nós enquanto prefeitura tratamos o assunto com muita dedicação. Ficamos felizes em saber que a nossa população irá desfrutar de um acesso a televisão com o sinal digital, com muito mais qualidade”, disse.

Já foram realizadas obras de infraestrutura e elétrica para instalação da antena, bem como todos os equipamentos necessários para a transmissão. Com o sinal digital, os pienenses poderão assistir a seus programas favoritos com uma qualidade de imagem muito superior à da TV analógica, com transmissão será mais estável e livre de interferências.

O município já recebeu a visita da emissora RPC e Rede Massa (SBT) e, agora, aguarda a ativação do sinal digital na cidade que deve ocorrer nos próximos dias e, na sequência, o sistema iniciará a operação junto com a entrega dos kits para os inscritos no Cadastro Único da Assistência Social e por último, será feito o desligamento do sinal analógico. Os investimentos estão avaliados aproximadamente R$ 500 mil, com todos os equipamentos recebidos pelo projeto Seja Digital, sem custo.

Segundo o servidor Rubens Teixeira, da Área de Gestão de Informática, assim que os procedimentos forem concluídos, com a instalação das emissoras de televisão e a finalização das entregas de antenas, o sinal analógico será desligado. “O sinal de TV digital trará à população uma melhor qualidade de imagem e som”, disse.

O prefeito Maicon Grosskopf comentou sobre a destinação dos equipamentos para as famílias que fazem parte do Cadastro Único. “As famílias beneficiadas por essa campanha do governo federal, terão mais conforto em suas casas, é uma forma de democratizar o acesso aos que mais precisam”, ressaltou.

Para ter acesso às vantagens do sinal digital, é necessário ter um aparelho de televisão compatível com o sinal digital (ou conversor) e uma antena UHF. O fornecimento gratuito dos kits de antena e conversores digitais, através do Programa Seja Digital, vai acontecer no CRAS para os beneficiários inscritos no CADÚNICO até julho de 2022.

Os beneficiários contemplados vão receber uma carta via Correios, com informações e instruções para o agendamento. As cartas estão sendo enviadas aos beneficiários desde 10 de julho e vão até 4 de agosto. Os beneficiários já podem procurar os Correios para retirá-las.

O CRAS de Piên está à disposição para auxiliar os beneficiários e sanar dúvidas, localizado na rua Campo Grande, ao lado do Ginásio de esportes Claudio de Oliveira Mendes, ou pelo tefone (41) 3632-1137.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email