segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Sesi debate a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Tema foi amplamente debatido durante evento realizado na última quarta-feira/Foto: Lidia UetaO Sesi Paraná reuniu, na última quarta-feira, profissionais de RH e empresários para conversar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O 8º Reatiba – Reabilitação, Tecnologia e Inclusão, realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático da Fiep, aconteceu na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “O Sesi já trabalha com esse tema pela diversidade nas indústrias”, destacou José Antonio Fares, superintendente do Sesi Paraná.
O evento foi aberto pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª região, Ricardo Thadeu da Fonseca, que falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o sistema de cotas. O coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR), Cassiano Gonçalves, ressaltou que as empresas que não cumprem a lei podem ser multadas em até 200 mil reais.
A secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Mirela Prosdócimo, apresentou uma pesquisa de inclusão no mercado de trabalho e oportunidades de qualificação e colocação de pessoas com deficiência em empresas da capital e região metropolitana. Para Marta Gil, consultora e autora do livro “Caminhos da Inclusão”, que abordou o tema “inclusão na prática”, a lei de cotas deve ser vista como uma solução e não como um problema.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email