segunda-feira, 18
 de 
outubro
 de 
2021

Região vem tendo números positivos em geração de emprego

Fazenda Rio Grande é uma das cidades que tiveram um dos melhores resultados da região. Foto: DivulgaçãoA região voltou a ter números positivos em geração de emprego em 2018 e no início de 2019. Considerando-se os dez municípios, entre admissões e desligamentos, o suleste do Paraná terminou o ano passado com 1.643 postos de trabalho a mais. E nos dois primeiros meses de 2019, o saldo é positivamente de 1.436.

As informações são baseadas na última divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), feita no final do mês passado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, com dados até fevereiro de 2019.

Em 2018, oito cidades do suleste tiveram saldo positivo de empregos, com destaque para o setor da indústria de transformação, que gerou 870. Somente Quitandinha e Tijucas do Sul tiveram mais desligamentos do que contratações. Os melhores números do ano foram de Fazenda Rio Grande, com 704 novos postos de trabalho.

Em janeiro e fevereiro de 2019, também foi a indústria que se destacou na região, com saldo de 1.363. Sete municípios começaram bem o ano, enquanto que Campo do Tenente, Contenda e Lapa tiveram números negativos no bimestre. Rio Negro se destacou no período com saldo de 950. Muito disso se deve à sazonalidade dos empregos na indústria do tabaco, que tem muitas contratações nos primeiros meses e com situação contrária a partir da metade do ano. “Mesmo assim, Rio Negro teve um acréscimo de 7,1% em relação ao primeiro bimestre de 2018”, enfatiza o secretário municipal da Fazenda, Indústria e Comércio, Thiago Gustavo Pfeuffer Worms. Segundo ele, outros setores também contribuíram, como comércio, serviços e agropecuária.

O recente comportamento positivo do emprego no suleste contrasta com os saldos negativos de 1.143, 514 e 202 dos anos de 2015, 2016 e 2017, respectivamente. Levando-se em consideração os dados dos últimos dez anos, a região gerou 10.874 novos postos de trabalho desde 2009, com destaque para Fazenda Rio Grande, responsável por metade deles.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email