sábado, 22
 de 
janeiro
 de 
2022

Região tem queda de 65% em novos óbitos por Covid-19 em novembro

Casos vêm apresentando tendência de queda em todo o Estado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Em relação aos novos casos da doença, queda foi de 40% no mês de novembro

O mês de novembro terminou com uma melhora nos índices relacionados ao coronavírus nas cidades do suleste paranaense. Conforme apurado pela reportagem junto às Secretarias Municipais de Saúde, houve queda em novos diagnósticos e mortes causados pelo vírus.

Os dados municipais apontam que no mês passado, foram diagnosticados 288 novos casos da doença e oito novas mortes, baixa de 40% e 65% em relação a outubro. O número de novos casos é um dos mais baixos desde maio de 2020, quando foram contabilizados 135 registros e o de falecimentos não ficava abaixo de 10 desde junho de 2020.

Recentemente, em uma série de relatos divulgados nas redes sociais da prefeitura da Lapa, a secretária municipal de Saúde, Gabriela Sampaio, enalteceu a dedicação dos profissionais e a estruturação do hospital de campanha, que encerrou as atividades recentemente, além da emoção em ver pessoas que alcançaram a recuperação. “Algo que marcou muito foi nos mutirões de vacinação e ver na fila uma pessoa que ficou entubada tanto tempo e quase chegou no extremo da coisa, e vê-la bem, saudável, caminhando, conversando e podendo receber a vacina, enche de alegria”, comentou.

A tendência de queda nos indicadores é observada também pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e, na avaliação do secretário Beto Preto, os dados refletem a efetividade da vacinação a nível estadual. “Não há dúvidas de que essas reduções estão diretamente ligadas com a vacinação. O Paraná tem feito seu papel neste enfrentamento levando a vacina até o braço das pessoas e contamos com a colaboração da população para que continuem se vacinando e mantendo os cuidados”, disse.

Levantamento da Sesa aponta que 344 óbitos ocorreram em novembro em decorrência da Covid-19, número 94,6% menor do que os registros de março deste ano, pico até então, quando 6.453 paranaenses faleceram. Este é o quinto mês consecutivo que o Paraná registra queda nas mortes, com 2.602 ocorrências em julho, 1.564 em agosto, 1.326 em setembro, 783 em outubro e 344 em novembro.

Novos óbitos por Covid-19. Arte: O Regional
Novos casos por Covid-19. Arte: O Regional



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email