sábado, 22
 de 
janeiro
 de 
2022

Matrículas na rede estadual de ensino vão até o dia 17 de dezembro

Matrículas da rede estadual de ensino devem ser realizadas até sexta-feira que vem. Foto: Arquivo/O Regional
Desde o ano passado, o procedimento deve ser feito de maneira online pelo site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br

Vão até a próxima sexta-feira, dia 17 de dezembro, as matrículas para estudantes matriculados na Rede Estadual do Paraná. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a confirmação das vagas, nas modalidades matrícula inicial e rematrícula, segue até a próxima semana.

Com objetivo de agilizar o planejamento das instituições, modelo já adotado no último ano, os pais e responsáveis podem fazer o procedimento todo pelo computador, de maneira online. O site que deve ser acessado pelos responsáveis é o https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/, procurar a aba Área do Aluno. Através do portal é possível fazer a atualização cadastral, emitir declarações de matrículas, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim dos estudantes.

Para acessar a plataforma, é necessário colocar o CPF e o número do responsável legal pelo estudante, desde que o número faça parte do cadastro no Sistema Escola Web e então, um código de segurança será enviado por SMS.

No caso dos estudantes que venham de transferência de outros estados ou países, e nos casos de alunos que migrem da rede particular, que não utilizam o Sistema Escola Web, os responsáveis deverão ir até uma instituição mais própria de seu endereço, solicitar um Código Geral de Matrícula (número que é necessário para acesso a Área do Aluno), para então solicitar uma vaga.

A diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Agudos do Sul, Dorcilia Nossol, afirma que a instituição tem instruído os estudantes e pais dos matriculados, como fazer o procedimento. Segundo Dorcilia, os pais têm encontrado dificuldades para realizar a matrícula, com isso, pode ser feita a procura na escola, que os secretários irão os auxiliar. “Aqueles pais que não conseguiram fazer a rematrícula, podem procurar a escola nos três períodos de atendimentos”, afirma a diretora, que reforça que o colégio estará funcionando normalmente no mês de janeiro.

Se o estudante ou a família tiver dificuldade no acesso ou não possuir um celular, o responsável ou o próprio estudante (maior de 18 anos), pode comparecer em uma escola para fazer o procedimento através de um computador que deve ser disponibilizado.

Novos alunos da Educação de Jovens e Adultos que pretendem começar os estudos em 2022 podem procurar instituições que ofertam a modalidade para efetuar a matrícula.
A diretora do Ceebja Mathilde Pissaia Pelanda, de Fazenda Rio Grande, Sandra Ires Trovo do Amaral, explica que podem se matricular na modalidade, estudantes com no mínimo 15 anos de idade, para matrículas no 6º ano e 18 anos para os estudantes que procurem a conclusão do ensino médio. Segundo a diretora, para a conclusão do ensino fundamental, o tempo para conclusão é de dois anos. E no caso do ensino médio, o tempo estimado é de um ano e meio.

Documentos – Para a matrícula, é obrigatória a apresentação de todos os documentos, seja na confirmação da matrícula ou na entrega posterior até o último dia útil antes do início do ano letivo de 2022, sendo até o dia 4 de fevereiro de 2022.

Nos casos de rematrícula, é preciso apresentar uma declaração de vacinação, nos casos de estudantes menores de 18 anos e comprovante de endereço, no prazo de até dois meses. Para a matrícula é necessário a apresentação da certidão de nascimento, CPF do responsável, histórico escolar e nos casos dos maiores de 16 anos, RG e CPF do estudante e do responsável.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email