terça-feira, 28
 de 
maio
 de 
2024

Região é castigada com fortes chuvas

Pontos de alagamento foram registrados em diversas comunidades de Piên devido às fortes chuvas. Foto: Arquivo/O Regional
Pontos de alagamento foram registrados em diversas comunidades de Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Cidades do suleste paranaense e de Santa Catarina tiveram uma série de ocorrências relacionada ao volume expressivo de chuva desde a madrugada de quarta-feira. Com previsão de temporais para hoje, região segue em estado de alerta

Os últimos dias vêm sendo de apreensão e transtornos em toda a região em decorrência das chuvas que são registradas desde a madrugada de quarta-feira. Pontos de alagamento e enchente, deslizamento de terra, obstruções de vias e queda de árvores são observados em cidades locais e no estado vizinho de Santa Catarina, com estragos em São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) indicaram que a região dos Campos Gerais concentrou o maior acumulado de chuvas da manhã de ontem. Pancadas de chuva com raios ocorreram também em municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba.

No suleste paranaense, um dos municípios com mais registros de alagamento foi Piên, com ocorrências nas comunidades de Gramados, Poço Frio dos Moreira, Palmitos, Areia, Paranazinho, Fragosos, Campina dos Maia, Mosquito e Lageado. Houve também muito transtorno em outras cidades locais, com atuação constante de profissionais da Defesa Civil dos municípios.

Em Agudos do Sul, o prefeito Jesse Zoellner destacou que a população atingida vem sendo atendida pela Defesa Civil. “A equipe da Assistência Social e da Defesa Civil está a disposição de todos em decorrência das fortes chuvas. Algumas famílias que ficaram desalojadas e que não conseguiram chegar à suas residências”, contou.

Em Rio Negro, o nível do rio continua subindo nesta sexta-feira, sendo que às 11 horas o registro foi de 8,136 metros. Na cidade, até as 12 horas desta sexta-feira, 13 famílias estavam abrigadas no Ginásio de Esportes José Müller, totalizando 60 pessoas, e já há mais de 40 famílias cadastradas para receber auxílio da assistência social, num total de 133 pessoas.

As famílias que estão abrigadas no Ginásio de Esportes José Müller estão recebendo todo o auxílio necessário, com café da manhã, almoço, janta e banho. Os animais de estimação também estão recebendo os devidos cuidados.

Com o expressivo volume de chuvas, o transporte escolar foi um dos setores comprometidos, com aulas sendo suspensas e as Secretarias de Educação tornando facultativos o comparecimento às escolas e CMEIs nesta sexta-feira, quando há um novo alerta para temporais.

Conforme previsão do Simepar, esta sexta-feira será mais um dia com chuvas em boa parte do Paraná. “Circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera contribuem para formação de áreas de instabilidade no Estado. Deve chover com mais intensidade na metade sul paranaense, enquanto no noroeste e no norte as pancadas de chuva são rápidas e localizadas”, informou.

Santa Catarina – As cidades vizinhas de São Bento do Sul e de Rio Negrinho foram duramente castigadas pelas chuvas. Conforme boletim da prefeitura são-bentense, são cerca de 80 pessoas desabrigadas e 250 desalojadas, as quais estão sendo atendidas em abrigos comunitários. Já em Rio Negrinho, a Defesa Civil do município comunicou, na tarde de ontem, que o nível do rio Negrinho encontra-se em 5,98 metros, indicando uma situação de emergência, com uma queda de 6 centímetros na última hora. Em níveis de emergência, há possibilidade de ocorrência de pontos de alagamento em áreas de risco. Na cidade, há diversas ruas interditadas e as equipes do Corpo de Bombeiros também estão atuando constantemente junto à população.

Doações – As prefeituras locais já estão mobilizadas na arrecadação de itens para as pessoas afetadas e qualquer doação podem ser direcionada às Secretarias de Assistência Social, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email