sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Ratinho Júnior destaca o papel da Comec no planejamento da RMC

O presidente da Comec, Gilson Santos, com o secretário da Sedu, João Carlos Ortega, e o governador Ratinho Junior. Foto: Rodrigo Felix/AENO governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou o fortalecimento e reestruturação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão ligado ao governo do Estado, responsável por coordenar ações e serviços de interesse comum aos 29 municípios que compõem a Grande Curitiba.

Segundo Ratinho, o objetivo é resgatar o protagonismo da Comec no planejamento e no desenvolvimento dos municípios, fazendo com que eles estejam preparados para os próximos 10, 20 anos. “E isso será feito com uma equipe técnica e capacitada para dar o retorno que os municípios esperam e precisam”, destaca.

Este planejamento será feito com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), documento que, segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, equivale a um “plano diretor da região metropolitana” e irá tratar de questões como o uso e ocupação do solo, transporte coletivo, habitação, saneamento, áreas de preservação ambiental, áreas de manancial, vias de interesse metropolitano, entre outros.

Segundo Santos, “a elaboração do PDUI busca atender ao Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089/2015) e deverá envolver além de órgãos do Governo do Estado, municípios e deputados estaduais, que serão responsáveis pela aprovação do documento final”. Ainda segundo o presidente ele deverá ficar pronto em aproximadamente 18 meses.

Além do PDUI, o governador Ratinho Junior destacou a contribuição da Comec no planejamento de obras estruturantes consideradas fundamentais para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, entre elas a conclusão do Contorno Norte de Curitiba, a implantação da continuidade da PR 423, a duplicação do trecho já existente da PR 423 e um estudo sobre a viabilidade da duplicação da PR 418.

Apoio aos municípios – A reestruturação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), ação anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vem sendo destacada por prefeitos como uma grande e necessária ação para o planejamento e desenvolvimento dos municípios.

Para o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, “a Comec tem sido protagonista, nos ajudado, tem estudado os problemas de cada município e procurado soluções. Deixou de ser apenas um órgão fiscalizador”.

O presidente da Comec, Gilson Santos, lembrou que a mudança é uma orientação do governador Ratinho Junior e destacou que desde o início deste ano, já esteve presente em quase todos os municípios que compõem a Região Metropolitana, alguns deles que, segundo os próprios prefeitos, não recebiam a visita da Comec há mais de 10 anos.

Muitos municípios vêm trabalhando na revisão de seus Planos Diretores, e a Comec oferece apoio colocando equipes de engenheiros, arquitetos e biólogos à disposição para revisão deste importante trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email