Módulos escolares são estruturas fabricadas longe do canteiro de obras e, quando finalizadas, podem ser rapidamente transportados e montados
Uma ferramenta de inovação e agilidade vai auxiliar a prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Educação, a expandir instalações e criar novas estruturas de ensino sem interferir no calendário escolar. Atendendo a comunidade escolar da Escola Municipal Padre Antônio, a municipalidade traz a primeira escola modular da cidade.
O município já recebeu três salas de aula de 10, sendo primeiramente o banheiro. Os módulos escolares são montados em uma fábrica longe do canteiro de obras e, quando finalizados, eles podem ser rapidamente transportados e montados, em um processo que elimina transtornos das construções convencionais, garantindo, segundo a municipalidade, rapidez e segurança na implantação dos módulos, com menos custos e imprevistos.
De acordo com a secretaria de Educação, Josiane Mendes de Moura Weiss, esse é um ambiente novo, seguro e confortável para professores e alunos, com suas paredes termo acústicas e acabamentos de alto padrão, proporciona amplo conforto e segurança aos nossos alunos. “Além disso, é fabricado em aço galvanizado que evita corrosão e aumenta a sua durabilidade por décadas. Essa é uma solução moderna, sustentável e econômica, nossas crianças merecem”, explicou.
O prefeito Zé Quirera destacou que são realizadas melhorias na área da educação e destacou que as escolas modulares são sustentáveis e podem ser facilmente construídas, desmontadas ou ainda reconstruídas em outro local, de acordo com as necessidades das instituições. “Com isso, é possível reutilizar estruturas antigas e aproveitá-las para expansão novas salas de aula, refeitórios, banheiros. A escola modular é um modelo de construção rápido e econômico, altamente flexível, adaptável às mudanças e que oferece um ótimo custo-benefício. Algo que realmente veio para revolucionar tudo o que se sabe sobre construção. E o melhor de tudo é que esse sistema não atrapalha o ano letivo. O que tem sido feito nas escolas mostra o empenho da prefeitura em melhorar a educação, o que for necessário será feito para que as crianças tenham uma estrutura confortável e assim, possam aprender cada vez mais”, afirmou.