quinta-feira, 17
 de 
junho
 de 
2021

Quantidade de incêndios ambientais causa preocupação

Defesa Civil tem combatido ocorrências de incêndio na região. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de PiênO longo período de seca, em que as chuvas têm sido escassas, tem prejudicado a região em vários aspectos. Uma das preocupações neste sentido tem sido a ocorrência de incêndios, que são favorecidos com a baixa umidade do ar.

Na semana passada, nada menos que seis ocorrências desta natureza foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Piên. Uma delas no próprio município, outras duas em Agudos do Sul e três em Tijucas do Sul.

A de maior proporção foi uma das ocorridas em Tijucas. Na ocasião, a área atingida foi de carca de 30 mil metros quadrados e foram utilizados 4,5 mil litros de água, além de abafadores e bomba costal, para deixar o local em segurança. Segundo as informações colhidas pela corporação, o fogo teria sido iniciado com uma queima de lixo em uma chácara, da qual as chamas se alastraram para a mata. O agente de defesa civil Vinicius Bineck relata que nas proximidades havia residências e até uma serraria, que felizmente não foram atingidas.

Na última terça-feira, houve uma nova ocorrência em Piên. Ela se deu em Trigolândia, nas proximidades do trevo de acesso ao bairro. Os bombeiros trabalharam cerca de uma hora e meia no local. O combate foi feito com o uso de bomba costal e abafadores. O fogo atingiu cerca de 4 mil metros quadrados de área. Segundo a corporação, as suspeitas iniciais são de que o incêndio tenha sido criminoso, pois moradores teriam visto alguém no local em atitude suspeita. Ontem houve mais um incêndio em Agudos.

Os bombeiros orientam que as pessoas evitem realizar queimadas, principalmente próximo à mata. “Com o clima seco e os ventos, o fogo se alastra rapidamente”, alerta Bineck. No último sábado, moradores relataram ter visto um balão no céu de Piên, na altura da localidade de Gramados. Balões também são grandes causadores de incêndios.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email