sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Regional da CNBB elabora cartilha sobre orientação política

Cartilha foi elaborada pela CNBB e coloca o posicionamento da igreja Católica quanto ao processo político. Foto: Arquivo/O RegionalCom a aproximação das eleições que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para o mandato de quatro anos, variados órgãos e entidades têm repassado as recomendações necessárias para o bom andamento do pleito e do ato de democracia nas cidades brasileiras. Diante disso, a Regional Sul II da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma cartilha de orientação política, a qual são disponibilizados alguns exemplares para as paróquias.

Desta cartilha, entre os assuntos abordados estão o ‘Sistema Político Brasileiro’, com a explanação sobre democracia, voto, os poderes e suas competências, as candidaturas e a estrutura política dos municípios; a ‘Igreja e a Política’, abordando a campanha da fraternidade, igreja, política e questões sociais, responsabilidade na escolha dos candidatos, ética e as leis criadas com o apoio da igreja; e ‘As eleições municipais de 2020’, contemplando as regras, orientações quanto Fake News, função de prefeito e vereador, os cuidados com a propaganda eleitoral no ambiente da igreja, e demais temas.

Por meio de comunicado, dirigido às paróquias, Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo Diocesano de São José dos Pinhais, reforçou sobre o conteúdo da cartilha. “A nossa intenção é que nossas comunidades possam organizar-se para tornar as eleições municipais ocasião de fortalecimento da democracia que deve ser cada vez mais participativa. Nosso horizonte seja sempre a construção do bem comum. É importante colaborar com aquilo que nos é próprio como Igreja oferecendo reflexões e subsídios para o discernimento”, orientou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email