segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Prorrogadas Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação

Pais devem levar as crianças a uma unidade de saúde para a vacinação. Foto: Arquivo/O Regional
Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais, campanha de vacinação segue agora até o dia 30 de setembro

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A medida foi tomada com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.

A meta é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Até o momento, cerca de 35% das crianças na faixa etária prevista foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

Amanda Peres, da Vigilância Epidemiológica de Agudos do Sul, reforça a importância dos pais estarem buscando os imunizantes. “A campanha multivacinação e da poliomielite para atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Além disso precisamos evitar a reintrodução do vírus da poliomielite que foi erradicada em 1994”, comenta a profissional, detalhando o atual cenário de vacinação na cidade. “O município de Agudos do Sul teve até o momento cerca de 75% do público total para receber a dose da poliomielite atendido até o presente momento e tem o funcionamento de sua unidade de saúde central estendido das 7 horas até as 19 horas para atualização de carteirinha de vacina para todas as faixas etárias”, complementa.

O grupo-alvo da campanha da poliomielite são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de um ano a quatro anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são para Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email