sábado, 2
 de 
julho
 de 
2022

Proprietários da região iniciam declaração do ITR

Casal Elza e Ervino fez a declaração do ITR logo na primeira semana do prazo/Foto: Arquivo / O RegionalFoi aberto nesta semana o prazo para a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural do exercício de 2015 (ITR 2015). O programa multiplataforma para preenchimento foi disponibilizado na última segunda-feira pela Receita Federal em seu site (www.receita.fazenda.gov.br).
Na região, alguns escritórios auxiliam os proprietários. O aposentado Ervino Buba foi um dos que procuraram o serviço já nesta semana. Ele diz que prefere adiantar as coisas. “Não gosto de deixar nada para a última hora”, salienta Ervino.
Segundo Cristiane Kurovski, da Liebl Contábil, de Piên, o programa foi disponibilizado um pouco mais cedo neste ano. “O prazo vai até 30 de setembro”, salienta ela. Cristiane explica que devem fazer a declaração todos os proprietários de imóveis rurais, seja os que já declaram anualmente, alguns que têm escrituras novas ou aqueles que estão em atraso e querem regularizar, até porque o número do ITR é exigido por bancos para financiamentos, por exemplo.
Para fazer a declaração, é importante ter em mãos documentos como declaração do ano anterior, documentos do terreno e cópias dos documentos dos condôminos (no caso de escrituras novas). A contadora Jussara Rieke, da Organização Contábil Santa Helena, de Mandirituba, enfatiza que são necessários também os dados da produção.
Ela explica que a declaração gera um imposto, que vai variar de acordo com tamanho e valor do terreno, produção e área de preservação. “O valor mínimo de imposto a ser pago é de R$ 10,00”, ressalta Jussara. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 50,00.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email