sábado, 2
 de 
julho
 de 
2022

Politicando 28/08/2015

Mandirituba
A presença de uma equipe da Rede Globo de Televisão em Mandirituba causou alvoroço durante toda a semana no município. Não há confirmação, mas comenta-se que a matéria deverá ser exibida em uma das edições do programa Fantástico. A reportagem trata de recursos da prefeitura que não possuem comprovação correta de utilização.
Prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT)/Foto: Arquivo / O RegionalLapa
A prefeita da Lapa, Leila Klenk (foto) (PT), anunciou nesta semana que está prevista a construção de uma nova unidade de saúde na rua Souza Naves, no espaço que fica próximo a central de ambulâncias. A intenção é fortalecer o atendimento aos moradores dos bairros Vila Esperança, Santo Antônio, Cristo Rei, Santa Zélia e Magalhães. Para a secretária de Saúde, Lígia Cardieri, o atual governo do município vem fortalecendo a atenção básica de saúde e estruturando o setor.
Filiações
Em toda região é grande a movimentação por conta do prazo de filiações para quem pretende disputar a eleição no próximo ano. Falta um mês para que todos os registros estejam realizados. Além do período, os interessados também precisam tomar cuidado com a dupla filiação e o domicílio eleitoral.
Tijucas do Sul I
Em Tijucas do Sul o Partido dos Trabalhadores (PT) deverá perder suas principais lideranças. É dada como certa a desfiliação dos três vereadores – Zé Antonio, Maneco e Professor Claudemir e do secretário de Administração Hélio de Oliveira. Devem migrar para o PP, PTB e PDT. No caso do PT, há vários movimentos de desfiliação com a justificativa de que a legenda não cumpre mais com seu programa e os atos de corrupção constrangem seus filiados.
Tijucas do Sul II
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), recebeu nesta semana a chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Edilaia Vieira. Na oportunidade visitaram a saibreira do bairro Pinhal, que foi documentada e está apta para retirada de material. A secretária de Meio Ambiente, Jane Dissenha, e o secretário de Indústria e Comércio, Amarildo Carvalho, participaram do encontro. Segundo Gringo, o município depende do apoio e acompanhamento do IAP em vários projetos.
Piên I
Com um mandato de vereador e outro de vice-prefeito no currículo, Moacir Gravi Gonçalves, dirigente local do DEM, acredita ter condições políticas de disputar o cargo de prefeito na próxima eleição. Ele reconhece que seria necessário pelo menos mais dois partidos na coligação e uma estrutura pessoal e financeira para viabilizar a campanha, mas que há tempo para isso.
Piên II
Principal nome da oposição em Piên, o ex-vereador João Padeiro (PSDB) esteve em Curitiba nesta semana e aproveitou para visitar Gilson Santos na prefeitura da capital. Segundo ele, o grupo trabalha com pelo menos cinco nomes, incluindo o seu, para a composição de uma chapa majoritária. Ele citou ainda Claudemir Andrade (PSC), Francisco Marques (PSC), Pedrinho da Farmácia (PSDB) e Jaqueline Niezer (PSC). A definição será feita através de pesquisa.
Piên III
A notícia de que o vereador Gelvásio Malinoski (PSL) estaria disposto a trocar de partido colocou em alerta os suplentes da coligação PSL/PMDB/PT. Pela ordem, se Gelvásio deixar o partido quem teria direito a sua cadeira na câmara de vereadores é o primeiro suplente Salvador Fagundes (PT). São ainda suplentes Joanicio Machado (PMDB) e Dolíria Senn (PSL). Levando em consideração que em Piên há uma boa remuneração e espaço de trabalho no legislativo, dez meses na casa podem fazer diferença numa campanha eleitoral.
Fazenda Rio Grande
O empresário e ex-vereador Ricardo Miranda, de Fazenda Rio Grande, assumiu a direção do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na cidade. Segundo ele, a intenção é abrir espaço para novas lideranças e colocar nomes do meio político a disposição para eventuais candidaturas no próximo ano. Ricardo Miranda não confirma, mas também não descarta participação no pleito de 2016.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email