domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Projeto escolar muda hábitos alimentares de alunos em Agudos

Projeto vem tendo ampla participação e os resultados têm sido positivos. Foto: DivulgaçãoUm projeto iniciado no ano passado em Agudos do Sul vem tendo resultados positivos entre alunos da rede municipal. Trata-se do ‘Semeando Vidas’, que foi implantado como projeto-piloto na Escola Municipal Cecília Meireles. A Secretaria Municipal de Educação pretende levá-lo também a outras escolas.

Segundo a secretária da pasta, Elaine Persch, o projeto teve início no ano passado, idealizado pela nutricionista Luana Ferreira e pela pedagoga Ieda Mahs. “Elas participaram de uma formação sobre hortas nas escolas e tiveram a oportunidade de apresentar um projeto, o qual colocamos em prática”, relata. O objetivo é incentivar a alimentação saudável e o trabalho em equipe.

A iniciativa teve apoio de outras secretarias da prefeitura, como a de Agricultura e a de Administração e Finanças, dando suporte e construindo os canteiros, bem como da comunidade na doação de mudas. Os pais e a comunidade escolar como um todo também se envolveram no preparo da terra. “Mas o fator principal é a atividade dos alunos e professores na horta, tendo contato com a terra e vendo o crescimento das plantas”, ressalta Elaine, salientando que em cada disciplina é trabalhada a teoria em sala e posteriormente a prática por meio deste projeto.

A horta é mantida sob os cuidados da escola e recebe a irrigação diretamente de um reservatório que coleta a água da chuva. A professora de Artes, Thais Michele da Rocha, foi a responsável pela criação, junto com os alunos, dos espantalhos. Em julho houve colheita e as hortaliças foram utilizadas no enriquecimento da merenda escolar.

Segundo a prefeita Luciane Teixeira, o projeto contribui de forma positiva na mudança de hábitos alimentares dos alunos. Ela lembra também que desde 2017 a prefeitura vem investindo para uma merenda rica em nutrientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email