As celebrações em homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida já tiveram início em todo o país e neste ano, em decorrência da pandemia, contarão com uma programação diferenciada. As tradicionais romarias e festividades que anualmente atraem milhares de fiéis serão reformuladas, mas não perderão o sentido de celebrar o dia da padroeira do Brasil.
Na região, a localidade Palmitos, em Agudos do Sul, anualmente realiza um dos maiores eventos religiosos para celebrar a data, a tradicional Romaria em Honra a Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, a comunidade estava preparando a 29ª edição da festividade, mas também precisou adiar os preparativos.
Segundo Francisco Zeszotko, que anualmente auxilia na organização da romaria, a comunidade está planejando momentos especiais para homenagear a padroeira. “Estaremos realizando uma carreata na parte da tarde e em seguida a celebração da missa, seguindo todos os protocolos sanitários. Os fiéis que participarão deste momento deverão, obrigatoriamente fazer o uso da máscara”, explica.
O padre Rafael Fuchs, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Negro, reforça que em meio às limitações para a realização de eventos festivos, a programação local conta com novenas e celebração de missas. “Estamos realizando novenas diariamente, em dois horários, e no dia da padroeira vamos celebrar três missas”, conta o pároco, ressaltando que neste período de incertezas, os fiéis são convidados a fazerem uma reflexão sobre a caminhada na fé. “Nos firmemos na certeza da comunhão espiritual e que Nossa Senhora nunca desampara seus filhos”, enaltece.
Na capela Nossa Senhora Aparecida, em Piên, a comunidade também estará organizando o tríduo no bairro Avencal. Na segunda-feira, a missa será realizada às 8h30, no Santuário de Nossa Senhora das Graças. Antes, no domingo, como não será realizado o tradicional almoço e show de prêmios, haverá a venda de bolo, com reservas antecipadas.