sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Ponte entre Lapa e Campo do Tenente será reformada com investimento de R$ 3,9 milhões pelo DER/PR

Ponte entre Campo do Tenente e Lapa na PR-427. Foto: Arquivo/O Regional
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou classificação final da licitação da obra. Ponte metálica está localizada na PR-427, sobre o Rio da Várzea

 

A ponte metálica localizada na PR-427, sobre o Rio da Várzea, e que faz ligação entre os municípios de Campo do Tenente e Lapa, será reformada em um investimento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Além de fazer a ligação entre as duas cidades, a ponte, que no ano passado chegou a ficar interditada temporariamente, é uma importante rota de acesso da BR-116 para a BR-476 e vice-versa.

O DER/PR publicou na última semana o resultado da análise de documentos de habilitação e classificação final da licitação da obra de recuperação estrutural e manutenção da ponte. Com a proposta corrigida de R$ 3.911.083,31, foi declarada vencedora do processo a empresa Salver Construtora e Incorporadora Ltda. Com a publicação, teve início o período para interposição de recursos quanto ao resultado e contrarrazões da empresa, caso haja recurso, para que o DER analise os argumentos e publique decisão.

Se não houver recurso ou se o resultado não for alterado, ele segue para homologação e adjudicação da obra à vencedora, com as devidas publicações, para posterior assinatura de contrato. O prazo de execução será de 120 dias.

O edital prevê a substituição do atual tabuleiro de concreto por um novo de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura; limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior do primeiro encontro e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica da ponte; e outros serviços de manutenção necessários.

Além desta iniciativa, o DER conta atualmente com outros cinco editais publicados para reformar 46 obras de arte especiais, que incluem pontes, viadutos e passarelas na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, regiões Sul, Sudoeste e Norte Pioneiro.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email