sexta-feira, 22
 de 
outubro
 de 
2021

Politicando 30/03/2012

Nepotismo
Em resposta à consulta feita pela Câmara de Vereadores de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o Tribunal de Contas do Paraná divulgou nesta semana que considera ilegal a nomeação de cônjuge para cargo público caso o processo do divórcio ainda esteja em andamento. Parentes em até terceiro grau também não podem ser nomeados. A norma vale também para os familiares do cônjuge. As regras valem se houver nomeações no mesmo órgão ou ainda em instituições distintas, o que caracteriza o nepotismo cruzado.
Lapa
Por unanimidade o Tribunal de Justiça do Paraná concedeu liminar desfavorável à Lei 2658, promulgada em 19 de outubro de 2011 no município da Lapa, que concedia licença à servidora gestante por 180 dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. A lei 2658 foi revogada por uma ação direta de inconstitucionalidade, proposta pelo Poder Executivo. Com este resultado, as servidoras municipais gestantes, continuam com a licença remunerada de 120 dias, conforme disposto na Lei 2280 que trata do estatuto dos funcionários públicos municipais da Lapa.
Fazenda Rio Grande
O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) entrou com uma representação no Ministério Público do Paraná contra o prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos (PSDB). O deputado aponta possível abuso de poder político e econômico do atual governante que está pintando os prédios públicos da cidade com as cores do seu partido político.
Contenda
Nesta semana o vereador Gilmar Carpejani (PSC), de Contenda, apresentou para seu grupo político no município o empresário Dalton Rodrigues. Natural de Curitiba, Rodrigues trabalhou na prefeitura da capital até 1987, quando então seguiu para os Estados Unidos. Agora cidadão americano, ele atua no estado de Virginia na área de segurança pública e deixou algumas sugestões para o grupo que pretende disputar a prefeitura de Contenda em outubro próximo.
Quitandinha l
O vereador Zé Ribeiro (PP), de Quitandinha, esteve visitando nesta semana o pré-candidato a prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). De olho na eleição municipal quitandinhense e com possibilidade de compor chapa majoritária, Zé Ribeiro foi reforçar sua intenção de contribuir com Fruet na disputa da capital. Ele destacou que mantém atividade profissional e uma lista de simpatizantes em Curitiba.
Quitandinha ll
O vereador Adão Kusdra (Dem), de Quitandinha, pode não disputar a reeleição neste ano. Se isso acontecer é quase certo que ele vai apoiar a candidatura do jovem Jackson Moura, filho do ex-prefeito Zé Quirera (Dem). Outro novato na disputa por uma cadeira no legislativo será Dílson Damas (PRB), que atua na área comercial e de relações públicas, além de contar com o incentivo de lideranças religiosas.
Oposição Piên/Foto:DivulgaçãoPiên
Walcir Gravi Gonçalves e João Padeiro, presidentes do Dem e PSDB de Piên, estiveram reunidos com os deputados Luiz Carlos Setim e Élio Rusch (Dem). Na pauta o apoio durante o pleito eleitoral no município. Os dois poderão substituir Francisco Marques (PSDB) e Ney Ciupka (PDT) na formação de uma chapa majoritária.
 
Mandirituba l
O vereador e presidente do legislativo de Mandirituba, José Luis de Oliveira (PSD), criticou as empresas de pesquisas que atuam nos municípios da região elegendo vereadores e prefeitos com adjetivos como mais atuantes, destaques, entre outros. “Me elegeram o melhor presidente da câmara de 2011, sendo que sou o único. É uma coisa ridícula”, declarou. Segundo ele, essas empresas cobram pela premiação e vendem estadias em hotéis de cidades turísticas. “Não tem nada de sério e honesto nisso e tem gente que ainda cai e paga isso com dinheiro público”, afirmou.
Mandirituba ll
Os vereadores de Mandirituba manifestaram-se favoráveis a derrubada do veto do poder executivo ao projeto de lei que institui no município a criação do bairro Campina Verde. Para os legisladores, a proposta ao invés de vetada poderá ser alterada e no lugar de bairro a denominação poderá ser de comunidade. Eles defendem que a denominação será positiva para os moradores, principalmente como forma de indicar seu endereço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email