sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 28/08/2020

O presidente Jair Bolsonaro e o governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriaram as obras da nova pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Foto: Rodrigo Félix Leal/AENGovernador

O presidente Jair Bolsonaro e o governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriaram ontem as obras da nova pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que já alcançaram 40%. A nova estrutura proporcionará mais voos para o município, concorrendo com destinos do mundo inteiro, e é parte do projeto de transformar o Paraná no hub de distribuição da América do Sul.

Planos Diretores

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba- Comec do governo estadual, Gilson Santos, disse em entrevista nesta semana que uma das principais ações da autarquia tem sido orientar as prefeituras em relação aos seus Planos Diretores e a alterações urbanas que eventualmente não atendam a legalidade. Segundo Santos, ações incompatíveis com a Lei trazem prejuízos administrativos, jurídicos e até criminais.

Piên I

Ao menos três candidaturas devem estar na disputa pela prefeitura de Piên. Além do prefeito João Padeiro (PSD), que confirmou no último domingo sua pré-candidatura a reeleição, o município terá ainda o locutor Maicon Tiguera (Republicanos) e um terceiro nome a ser definido e que pode ser do ex-prefeito Gilberto Dranka. Com exceção do Republicanos, que já definiu Pedrinho da Farmácia (PV) como pré-candidato à vice, as demais chapas ainda não apresentaram nomes, o que deve movimentar os bastidores políticos nos próximos dias. Inclusive, nas últimas semanas foram realizadas várias pesquisas de opinião na cidade.

Piên II

Na sessão legislativa da última terça-feira em Piên, foi apresentado pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), assinado pelos vereadores João Nunes (PSL), Joel Cavalheiro (PTB) e Élio Taborda (PDT), para apurar um processo licitatório para aquisição de saibro e pedras graduadas para obras de readequação de estradas. Eles alegam alto volume de aquisição. Anteriormente, a secretária de Administração e Finanças, Marina Marinho, já havia comparecido à câmara para esclarecer que o processo utilizado foi de registro de preços e não é uma aquisição, ou seja, não há obrigação de comprar a quantidade prevista. Disse ainda que a estimativa é para 12 meses e isso favorecerá a próxima gestão que, querendo, pode prorrogar a validade, evitando ter que abrir nova licitação.

Quitandinha

Em Quitandinha já é certa as candidaturas a prefeito dos ex-governantes Neco Prado (PDT) e Charles Lipinski (PSL). Um terceiro ex-prefeito também pode entrar na disputa, o Zé Quirera (Pros). A novidade no cenário e a candidatura do Luis Dentista (Cidadania). Os próximos dias devem ser de muitas articulações, especialmente para composição das vagas de vice-prefeito.

Campo do Tenente

A disputa majoritária em Campo do Tenente deve ficar restrita em duas candidaturas. Com apoio do prefeito Jorge Quege (MDB), o vice-prefeito Cleomar Komarchewski (Pros) é o nome escolhido pelo grupo da situação. Já a oposição deverá lançar o nome do empresário Weverton Vizentin (PSL). O nome do vereador Celso Wenski (MDB) corre por fora.

Agudos do Sul I

Situação parecida deverá se repetir em Agudos do Sul, com apenas duas candidaturas e com as mesmas famílias que vem se alternando no comando da prefeitura nos últimos anos. A prefeita Luciane Teixeira (MDB) deverá tentar a reeleição e terá como adversário Brauli Ferreira (PSB), filho do ex-prefeito Antonio da Luz.

Agudos do Sul II

Fato curioso na disputa pela prefeitura de Agudos do Sul é que o atual vice-prefeito, Mano Camargo (Pros), rompeu com a prefeita Luciane Teixeira e deverá compor chapa majoritária com Brauli Ferreira. Mano chegou a praticamente dividir gabinete com Luciane no início da gestão e sua esposa foi nomeada na Secretaria da Agricultura, mas a parceria não prosperou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email