sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Vivendo experiências com os resíduos I: Agentes do Meio Ambiente

Há alguns dias participei de uma reunião virtual com um brasileiro que hoje reside nos Estados Unidos. Conversávamos sobre meio ambiente e a relação com a qualidade de vida das pessoas. Tratamos de aquecimento global, mobilidade urbana, áreas verdes e chegamos no saneamento. Este último tema tem sido foco de meus estudos há muito tempo. Gosto demais desta aula que ministro aos meus alunos. Falar de água, esgoto, drenagem e limpeza pública faz parte daquilo que tenho vivido participando da gestão ambiental tanto pública quanto privada.

Quando entro no tema limpeza pública este rapaz começou a falar que lá aonde mora existem sacolas diferentes para cada tipo de resíduos (orgânico e reciclável) e horários que são rigorosamente seguidos pela empresa de limpeza. Lembrei na hora de um ex-chefe certa vez foi até o Japão e relatou que lá os moradores são obrigados a levar os seus resíduos até locais específicos em algumas quadras. A cultura da responsabilização dos geradores faz-se presente em alguns locais do mundo.

Quando fui secretário de Meio Ambiente em Paranaguá, percebi que mesmo com os caminhões cumprindo o seu horário estabelecido para realizar a coleta, alguns moradores insistiam em apresentar os seus resíduos em frente às suas residências em horários que demorariam para serem recolhidos. Logicamente que nenhuma cultura é criada do dia para a noite e com o passar do tempo as pessoas têm a tendência de se conscientizar que todos têm a sua obrigação.

Nesta e nas colunas das próximas semanas vou trazer aqui uma experiência que todos vão poder acompanhar e participar. Paranaguá está recebendo uma ação bastante importante com a formação de “Agentes do Meio Ambiente”, os AMA. Estes agentes atuam em sua comunidade agindo para a melhoria da cidade. Acessando o site cidadeama.com.br, Facebook www.facebook.com/paranaguaama e baixando o aplicativo no Google Play AMA – Agentes do Meio Ambiente todos podem participar desta experiência. Acompanhe esta coluna e receba orientações de como participar desta ação. Cidades que desejam ter a mesma ação podem enviar um e-mail para contato@cidadeama.com.br para receberem maiores informações.

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email