terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 27/09/2019

Região Metropolitana I

A Região Metropolitana de Curitiba gerou 25.807 vagas de emprego nos oito primeiros meses de 2019, terceiro melhor resultado do país nessa categoria, atrás apenas das grandes São Paulo (85.540) e Belo Horizonte (32.117). O índice é resultado de 333.032 admissões e 307.225 desligamentos. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o Paraná registrou crescimento na abertura de vagas em 53 das 60 cidades paranaenses com mais de 30 mil habitantes no mês de agosto. Nos oito meses do ano, houve crescimento em 49 dessas 60 localidades.

Região Metropolitana II

De janeiro a agosto, os setores que mais criaram emprego na Região Metropolitana de Curitiba foram serviços (15.687 vagas), construção civil (4.078), comércio (3.174) e indústria de transformação (3.073). Entre os subsetores, os destaques são comércio e administração de imóveis e valores mobiliários, com 9.448 empregos gerados, seguido de serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação (2.331), ensino (2.014) e comércio atacadista (1.902).

Região Metropolitana III

Entre as cidades da Região Metropolitana de Curitiba, a que teve maior saldo positivo foi a Capital, com 17.632 novos postos, seguida por São José dos Pinhais, que gerou novos 2.529 empregos, depois Pinhais (1.412), Araucária (1.120), Colombo (1.039), Fazenda Rio Grande (934), Campo Largo (516), Almirante Tamandaré (298), Campina Grande do Sul (286) e Rio Branco do Sul (270).

Governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou, nesta semana, o programa Banco da Mulher Paranaense. Foto: Rodrigo Felix Leal/AENBanco da Mulher

Prefeitos da região participaram na última terça-feira, em Curitiba, do lançamento do programa Banco da Mulher Paranaense, do governo estadual, que busca incentivar o empreendedorismo feminino e gerar mais emprego e renda. Presente no evento, a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (MDB), enaltece a iniciativa do governador Ratinho Júnior. O programa oferece financiamentos com taxas atrativas e dará mais oportunidades para as mulheres em seus empreendimentos e aberturas de novos negócios.

Agudos do Sul

Na última quarta-feira, o governo estadual garantiu recursos para a aquisição de uma ambulância para Agudos do Sul no valor de R$ 170 mil. O recurso está sendo pleiteado pelo deputado estadual Francisco Bührer (PSD) atendendo à solicitação conjunta feita pelos vereadores Everson Adolphatto (PSB), Mauro Negrelli (PSDB), Cornélio Grosskopf (PP), Vidal Pruchaki (PSB), Renato Woiciekovski (PP) e Jessé Zoellner (PP). O veículo será utilizado para o transporte de pacientes e demais atendimentos do setor de Saúde.

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), recebeu na última semana Mauricio Figueiredo e Hever Linhares, assessores do deputado estadual Galo e do deputado federal Diego Garcia, respectivamente, o Sub-comandante da Guarda Municipal Flávio Gelenski e Antonio Adir de Camargo, dirigente do Podemos do município. Na oportunidade trataram da liberação de recursos para as áreas de saúde e segurança. Há possibilidade de verba para aquisição de um veículo caminhonete a Guarda Municipal.

Tijucas do Sul

Embora o ex-prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo, não fala abertamente das suas pretensões em relação à eleição do próximo ano, já existem muitas lideranças no município incentivando sua candidatura à prefeitura. Os comentários são de que sua forma simples de gerir a cidade e a relação próxima com a população lhe facultam garantia de boa participação no pleito municipal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email