sexta-feira, 29
 de 
março
 de 
2024

Politicando 27/03/2020

Aplicativo Covid-19 Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AENCovid-19 I

Para acompanhar pessoas com sintomas da pandemia e ajudar no controle à circulação do novo coronavírus, o governo do Estado lançou o aplicativo Covid19 Paraná. Esta ferramenta digital, disponível para Android e IOS, será um grande banco de dados e todo cidadão, vindo de outro estado ou país, deverá fazer cadastro no aplicativo e apresentar o comprovante nos postos de monitoramento espalhados pelo Paraná. O registro das informações pode ser feito também no portal www.coronavirus.pr.gov.br. Nesta plataforma, o governo irá disponibilizar informações sobre a doença e também as medidas de controle que estão sendo adotadas.

Covid-19 II

Apesar do foco principal estar voltado a contenção da pandemia do novo coronavírus, os prefeitos de toda a região têm manifestado preocupação com os efeitos econômicos que toda a população e o poder público terão. Além da iminente queda de arrecadação, o desafio será dar o suporte necessário para que as empresas consigam ter fôlego para superar este momento difícil e mantenham os postos de trabalho.

Covid-19 III

Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus, a administração municipal de Rio Negro tem intensificado as ações de combate à doença e buscado uma aproximação, de forma remota, junto à população para responder a dúvidas sobre a situação. Ontem à tarde, a equipe da Secretaria de Saúde do município realizou uma live em uma rede social para atender aos questionamentos dos munícipes e apresentar as medidas de contenção ao coronavírus.

Eleições 2020

Diversos deputados e senadores manifestaram nesta semana serem favoráveis a utilização de recursos do Fundo Eleitoral para o enfrentamento do Covid-19. Caso isso se concretize, as eleições municipais, que estão previstas para o mês de outubro, poderão ter uma nova data. Paralelamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não pretende mudar o calendário eleitoral neste primeiro momento, alegando que todos os processos com prazos em vigência podem ser realizados pela internet.

Mandirituba

A câmara de vereadores de Mandirituba definiu na última segunda-feira pela suspensão das atividades legislativas por tempo indeterminado, inclusive do atendimento ao público. Nesta semana, os servidores estiveram trabalhando na conclusão dos trabalhos internos urgentes e no atendimento dos interessados em se inscreverem no concurso público. De acordo com o presidente da casa, Fernando Teixeira (Pros), o legislativo seguirá todas as medidas de prevenção ao Covid-19, visando que a pandemia seja contida e os efeitos minimizados no menor espaço de tempo possível.

Agudos do Sul

A câmara de vereadores de Agudos do Sul também optou pela suspensão das atividades até o próximo dia 30. Neste período, toda a equipe de trabalho deverá realizar os serviços, por meio remoto, de suas residências. De acordo com o presidente da casa, Everson Adolphatto (PSB), esta medida atende as exigências da legislação para evitar o contágio do covid-19, havendo reunião apenas para a deliberação de algum documento emergencial. Nesta semana, a câmara realizou reunião a portas fechadas, com transmissão pelas redes sociais.

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) suspendeu até o próximo dia 30 de abril os serviços da Justiça Eleitoral do estado. A portaria, nº210/2020 – TRE/PR, determina a suspensão do atendimento presencial ao público. Operações de alistamento, transferências, segunda via e revisão de cadastro eleitoral, ficarão suspensas. As medidas, no entanto, podem ser revisadas ou revogadas a qualquer momento em virtude do avanço ou retrocesso dos índices de infecção do coronavírus, divulgadas pelas fontes oficiais. Dúvidas ou outras informações podem ser enviadas para o email, zona144@tre-pr.jus.br.

MP
O Ministério Público do Paraná (MPPR) também tem adotado medidas para impedir a propagação do coronavírus, dentre elas, evitar a circulação de pessoas. Por isso, adotou o regime de trabalho a distância e orienta a população para que, no período de pandemia, procure os serviços por meio de telefone e e-mail. A unidade do MP em Curitiba atende pelos telefones 41 3250 4883 ou 41 99114 3304, ou ainda pelo email, Curitiba.comunidades@mppr.mp.br. A unidade do MP de Curitiba tem recebidos nos últimos dias, inúmeras denúncias de preço abusivos em produtos e de serviços públicos com irregularidades.

Licitações

Devido à crise gerada pelo coronavírus, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) orienta os gestores municipais e estaduais em relação aos procedimentos licitatórios destinados à compra de insumos e contratação de serviços para enfrentar a calamidade pública e as aquisições rotineiras das administrações. Nos próximos dias, o órgão divulgará uma cartilha e vídeos. O presidente do TCE-PR, Nestor Baptista, diz que medidas excepcionais para fazer frente à crise não podem gerar desperdício de recursos públicos. Ele pede que as medidas adotadas para a crise, com a aplicação da legislação federal criada excepcionalmente para este momento, sejam planejadas, refletidas e proporcionais. O Tribunal reforça orientação de preferência ao pregão eletrônico.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email