sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 22/09/2017

Pesquisa I

O ex-presidente Lula (PT) continua liderando as pesquisas de opinião pública na disputa pela presidência da República em 2018, no entanto, a pesquisa mais recente da DataPoder360 mostra uma pequena redução no desempenho do petista. Em agosto Lula tinha entre 31% e 32% da intenção dos votos, e agora aparece com 27% a 28%. A pesquisa foi feita neste mês de setembro e ouviu 2.280 pessoas em 193 cidades. Lula lidera em todos os cenários.

Pesquisa II

A pesquisa do DataPoder360 mostra ainda que além de Lula, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) também caíram na preferência do eleitorado. O deputado federal Jair Bolsonaro (PEN) se mantém e Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) tiveram leve melhora. Em relação ao ex-presidente Lula, a maior rejeição fica com o PT.

Governo

Cida Borghetti. Foto: Jonas OliveiraA vice-governadora Cida Borghetti (PP) tem mantido uma agenda bastante movimentada, seja em Curitiba no Palácio Iguaçu ou nas viagens aos municípios do interior. Quem vai até a vice-governadora relata o bom atendimento no seu gabinete e que por lá já existe uma atmosfera de primeiro escalação a partir de março do próximo ano. Cida já declarou que vai concorrer ao governo do estado e seu desempenho eleitoral ganhara maior volume quando ela assumir a direção do estado.

Vereadores

Conversando informalmente com essa coluna, alguns vereadores da região declararam que o momento é totalmente impróprio para falar sobre décimo terceiro salário para agentes políticos em suas cidades. Eles relatam que a crise econômica e a dificuldade financeira enfrentada pelas prefeituras requer muito cuidado e a melhor administração possível dos recursos públicos.

Mandirituba

Durante todo o dia de ontem, a reportagem de O Regional tentou contato com o presidente da câmara de Mandirituba para ouvir sua posição a respeito do projeto de lei que implanta o pagamento do décimo terceiro salário. Guilherme Chupel (PEN) não atendeu nenhuma das ligações telefônica e também não foi encontrado na sede do legislativo municipal. O espaço continua aberto.

Piên

O prefeito de Piên, Livino Tureck (PMDB), cumpriu agenda nesta semana na capital do estado. Ele se reuniu com parlamentares e diretores de pastas do governo estadual. O principal objetivo foi tratar da liberação de recursos para a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae). A entidade tem se mantido no município com o apoio da prefeitura, comunidade, comércio e promoções.

Agudos do Sul

A extensão do serviço de água tratada para comunidade rurais foi o assunto principal na reunião da câmara municipal de Agudos do Sul nesta semana. Segundo o vereador Alcídio Gomes (PMDB) não haverá novos investimentos até dezembro. Neste ano, duas comunidades foram contempladas, Papanduva e Queimados de Cima, sendo que esta última teve poço artesiano perfurado na semana passada.

Campo do Tenente

A instalação de uma nova empresa em Campo do Tenente pode ser ainda apenas um ensaio, mas para uma coisa já serviu, uniu todos os grupos políticos do município. Isso é uma demonstração de maturidade da classe, já que a expectativa é da geração de 150 empregos e uma nova perspectiva de renda para as famílias locais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email