quinta-feira, 28
 de 
março
 de 
2024

Politicando 22/01/2016

Paraná
O Paraná consolidou sua liderança na exportação de frango no País com mais um recorde nos embarques em 2015. Foram 1,481 milhão de toneladas exportadas, volume 15,17% maior do que em 2014, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O Paraná representou 34% das exportações brasileiras, que somaram 4,304 milhões de toneladas no ano passado. Na região, os últimos anos foram péssimos para o setor de avicultura, com empresas abrindo falência e muitos produtores ficando no prejuízo. Agora, a expectativa se mistura com a desconfiança.
Mandirituba
A presença do ex-deputado Geraldo Cartário (Pros) na cidade de Mandirituba na última semana serviu para movimentar os grupos políticos do município. Outra novidade é a tentativa de aproximação ao prefeito Onildo Gelatti (PP). Até o ano passado o prefeito era visto como um peso na campanha eleitoral, mas agora já é considerado pelos pré-candidatos como importante apoio no pleito eleitoral.
Rio Negro
Em Rio Negro, o prefeito do município, Milton Paizani (PSDB), pediu licença pelo período de 15 dias para férias. O vice-prefeito professor James Valério assumiu a direção do município e vai concentrar atenção na programação prevista para o primeiro trimestre, como retorno do ano letivo escolar, manutenção urbana e atendimento na área de saúde.
Agudos do Sul I
A última eleição para prefeito em Agudos do Sul foi uma das mais acirradas da região. Antônio da Luz (PP) se reelegeu com 36% dos votos, ficando o segundo colocado, Alamir da Avipec (PT), com 32%, e Iwerson Pires (DEM), com 30%. Agora, há uma expectativa em relação aos futuros candidatos. O atual prefeito, por estar no segundo mandato, ficará fora da disputa, Alamir da Avipec não milita mais no município, e Iwerson Pires não decidiu se entrará no pleito. As disputas pelas vagas na câmara municipal também foram as mais acirradas, com diferença entre eleito de 1 e 2 votos.
Agudos do Sul II
O prefeito Antônio da Luz ainda não sinalizou em relação aos prováveis pré-candidatos que poderão representar a atual administração na eleição de outubro próximo. Há três nomes que circulam em torno da situação, que seria do ex-vice Augustinho Treméa (PP), do contador Elizeu Negrello (PSB), e do Zico da Agropecuária.
Prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT)/Foto: Arquivo / O RegionalLapa
Num momento político onde existem todos os questionamentos possíveis, o grupo político da prefeita da Lapa, Leila Klenk (foto) (PT), aposta que sua postura coerente, séria e sempre pautada pela franqueza serão determinantes no processo eleitoral. Leila Klenk tem uma ampla relação com todo o município e se firmou com uma das lideranças políticas da nova geração na região.
Quitandinha
Independente de outras articulações políticas que possam estar acontecendo no município, o vice-prefeito de Quitandinha, Marquinhos da Acarpa (PMDB), vem trabalhando para viabilizar sua candidatura a prefeito na eleição municipal. O principal incentivo vem do setor agrícola, onde Marquinhos atua com frequência e já por longo período.
Campo do Tenente
Mesmo em recesso legislativo, os vereadores de Campo do Tenente se organizaram para ampliar o contato com a população através de visitas aos bairros e comunidades do interior. Os vereadores mantém breve expediente na sede da câmara municipal e posteriormente se dedicam as visitas domiciliares e lideranças locais. A intenção é colher informação para fortalecer os debates nas reuniões da casa tão logo inicie o ano legislativo.
Piên
Nota divulgada pelo Tribunal de Contas do Paraná apontou a reprovação das contas da Companhia de Desenvolvimento de Piên no ano de 2013. A entidade, ligada a prefeitura e presidida pelo empresário Orlando Liebl, já apresentou recurso ao tribunal e acredita que todas as justificativas serão necessárias para reverter a decisão do órgão. As irregularidades que levaram à desaprovação foram a falta de encaminhamento das demonstrações financeiras e de sua publicação, além do atraso no repasse de informação ao Tribunal de Contas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email