O ex-prefeito de Fazenda Rio Grande e atual diretor geral da Sedu, Chico Santos (PV), declarou em entrevista ao site O Repórter, que vai se licenciar da sua função no governo do Estado para ficar apto a disputar a prefeitura da cidade na eleição de outubro. Chico Santos informou ainda que vai assumir o PSD, partido do governador, e prepará-lo para a disputa municipal.
Mandirituba I
O vereador de Mandirituba, Felipe Machado (PDT) está estudando o convite feito pelo presidente da câmara Fernando Teixeira e do deputado federal Toninho Wandscheer para ingressar no PROS e ser candidato a prefeito de Mandirituba pelo partido. Felipe tem toda sua história construída no PDT, além do apoio integral das lideranças da sigla. O que contribui para aumentar a dúvida entre mudar ou ficar.
Quitandinha I
O ex-prefeito Zé Quirera e o ex-vereador Gilson Ribas (Pros) estão alinhando uma chapa majoritária para disputar a eleição de outubro próximo no município. Resta a definição entre os dois de qual seria o candidato a prefeito e qual seria candidato a vice-prefeito.
Quitandinha II
Um dos nomes mais comentados no meio político do município continua sendo do ex-prefeito Neco Prado (PDT). Embora ele já esteja fazendo visitas periódicas nas comunidades e bairros, ainda não se manifestou sobre sua possível candidatura. Outra expectativa é em relação a atual prefeita Maria Julia (PSDB), que já teria informado aos mais próximos que pretende apenas concluir o mandato.
Tijucas do Sul
O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), se manifestou nesta semana sobre o parecer do Tribunal de Contas (TCE) que sugere a desaprovação das contas do exercício financeiro de 2017. Segundo ele, as irregularidades foram causadas devido as inúmeras pendências que haviam no sistema e que sofreram correções. Para reverter esta decisão, Matucheski apresentou recursos e aguarda o julgamento. Posteriormente, toda a documentação apontada como pendente deverá ser encaminhada a câmara de vereadores, que irá deliberar sobre o tema em questão.
Contenda
Em Contenda a eleição municipal está totalmente aberta. Após oito anos no poder, o prefeito Carlão Stabach (MDB) está isolado dos debates nos bastidores. Ninguém que comenta disposição de candidatura demonstra interesse no apoio de Stabach. Por sinal, o vereador Silvio Espindola (PTB), provável candidato a prefeito, tem criticado diariamente o prefeito. Na última semana, inclusive, mostrou nas suas redes sociais equipamentos públicos que deveriam estar atendo a população jogados num terreno do município.
Piên
Foi publicada no diário oficial do município de Piên, ontem, a exoneração de Jacqueline Niezer, que vinha exercendo o cargo de secretária de Administração e Finanças, Governo, Planejamento, Obras e Urbanismo e de Desenvolvimento Econômico. Ainda não foi divulgado o nome do sucessor de Jacqueline.
Brasília
Muita gente se pergunta porque prefeitos e vereadores vão até Brasília falar com os deputados federais se eles mantem escritórios em Curitiba e atendem toda semana na capital do Estado. Nas últimas semanas, por exemplo, vários políticos da região estiveram em Brasília.