segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 21/05/2021

Fazenda Rio Grande I
Três editais de licitações lançados pela prefeitura de Fazenda Rio Grande no ano passado, na antiga gestão, tinham erros que poderiam penalizar o município com gastos além do necessário. Após seguir orientações fornecidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para corrigir falhas encontradas a prefeitura economizou cerca de 600 mil reais. Foram republicados os editais, que tratavam da compra de materiais hospitalares.
Fazenda Rio Grande II 
O próprio TCE divulgou o fato nesta semana, destacando que graças as correções foi possível economizar R$ 596.454,17, quantia obtida a partir da redução do valor de referência das disputas. Isso se deu pois as quantidades de materiais hospitalares a serem adquiridos foram melhor definidos de acordo com a demanda real da administração e os preços foram estimados em parâmetros mais próximos daqueles observados no mercado de compras públicas.
RMC
Prefeitos e vereadores de municípios atendidos pelo Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) visitaram nesta semana a obra de construção da Barragem Miringuava, em São José dos Pinhais. Eles foram recebidos por diretores da Sanepar. Os investimentos da Sanepar no Reservatório do Miringuava giram em torno de R$ 160 milhões. A barragem terá capacidade de reservação de 38 bilhões de litros de água, o que garantirá produção de 2 mil litros de água por segundo.
Licenciamento
O presidente da Comec, Gilson Santos, esteve reunido nessa semana com o diretor presidente do Instituto Água e Terra – IAT, Everton Souza, e o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, José Luiz Scroccaro, para tratar de licenciamento ambiental e unificação de processos, tramitações e anuências. O objetivo é dar maior agilidade aos atendimentos que correspondem aos municípios da Região Metropolitana.

Mais Cidades I
Proposta do Governo do Estado do Paraná de liberação de recursos através de emendas parlamentares tem movimentado o Centro Cívico e levado muitos políticos da região, especialmente prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, até a capital. Todos de alguma forma sendo contemplados pelos mais diversos parlamentares, o que, diga-se de passagem, será benéfico para o município se os recursos realmente forem aportados.

Mais Cidades II
Por outro lado, tem deputado que colocou sua assessoria de olho nas redes sociais para verificar se compromisso firmado com A também não está sendo assumido com B. Em resumo, tem deputado que poderá rever o destino do recurso caso não sinta garantia de apoio em 2022. É o já tradicional “toma lá dá cá”. Resta saber também se haverão tantos votos quanto está sendo prometido nos gabinetes da Assembleia Legislativa.

Lapa
Após ser internado e permanecer em observação, o prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), ganhou alta e pode retomar suas atividades nesta semana. Diego contraiu a Covid-19 no início do mês, justamente dias após fazer um apelo público para que a população evitasse aglomeração e reforçasse os cuidados. O número de mortes por Covid no município é preocupação permanente.

Contenda

Neste primeiro quadrimestre do ano funcionou bem a sistemática de trabalho do prefeito de Contenda, Antonio Mostarda (PSL), com o vice-prefeito Gilmar Carpejani (PSC). Enquanto Mostarda concentrou atividades na gestão da prefeitura, Carpejani ficou encarregado de percorrer as pastas do governo estadual para maximizar a liberação de recursos. O vice-prefeito tem relação direta com o gabinete do governador.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email