domingo, 20
 de 
junho
 de 
2021

Pinga Pinga 21/05/2021

O prefeito de Rio Negro James Karson Valério e o vice-prefeito Alessandro von Linsingen, estiveram reunidos nessa semana com alunos do Curso de Medicina da Universidade do Contestado – UnC, campus Mafra. Desde o dia 05 de maio os alunos iniciaram os estágios de atendimento na Especialidade de Gastroenterologia.

Com orientação do professor Dr. Vagner Marcolin Trautwein, no Centro de Especialidades Enfermeiro José Krajewski, no Complexo de Saúde Oscar Koster. Serão realizados atendimentos de forma gradativa, uma vez por semana, por 11 alunos do 2º ano do curso.

Além do aprendizado e experiência para os estudantes, o ambulatório acadêmico garantirá benefícios a toda a população. O intuito é ampliar as ações de prevenção a doenças do aparelho digestivo.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên informa ao criador de animal de corte que chegou a hora de atualizar o cadastro do rebanho. Neste ano o calendário para atualização de rebanho vai do dia 1 de maio até 30 de junho. Esta atualização é obrigatória e será exigida para a emissão da GTA.

A secretaria está auxiliando no preenchimento desta atualização, basta comparecer na sede e realizar o cadastro, também é possível declarar o rebanho pelo site: www.adapar.pr.gov.br. Com essa atualização o criador fica em dia com o programa Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Contenda realizou na última quarta-feira, a terceira entrega de kits de alimentos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A nutricionista responsável pelo programa Mayara Komine, prevê a entrega bimestral de alimentos secos e mensal dos alimentos in natura até o retorno das aulas.

Foram entregues um kit composto por gêneros alimentícios secos e um kit de verduras, legumes e frutas, sendo parte destes itens proveniente de agricultores familiares do próprio município, fortalecendo a produção local e garantindo alimentos frescos e de qualidade aos alunos.

A prefeitura de Campo do Tenente, juntamente com a Secretaria de Obras e Agricultura, empenhou-se para realizar serviços de recuperação e manutenção das estradas do interior do município para o escoamento da produção rural. Foram mais de 100 Km de estradas recuperadas.

Para dar conta da demanda nas estradas principais, foram realizadas ações emergenciais em alguns trechos como: manutenção de bueiros e pontes e ensaibramento de trechos mais críticos com objetivo de proporcionar mobilidade para os moradores e produtores das localidades rurais.

Em Fazenda Rio Grande, a Guarda Municipal, Faztrans e a Polícia Militar realizaram na tarde da última terça-feira, uma operação de bloqueio para verificação de documentações de condutores e veículos. A operação atendeu às solicitações de moradores que reclamam do barulho dos escapamentos nas motocicletas.

Segundo o levantamento das forças de segurança foram constatados condutores sem CNH, pendências administrativas e motocicletas com adulteração de características. Um dos abordados estava com posse de drogas e foi encaminhado para a delegacia. No total foram 28 condutores abordados, 22 autos de infração, 15 motos aprendidas e 1 veículo.

A prefeitura da Lapa criou nessa semana uma nova forma de comunicação com a população. Trata-se do quadro “A Prefeitura tá On”. O objetivo é abordar temas relevantes de grande interesse, buscando ampliar o feedback, sanar dúvidas em geral e estar cada vez mais perto de cada cidadão

Na última terça-feira a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e Polícia Militar, realizou uma blitz de orientação e conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Quitandinha.

A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Rio Negro, está fazendo uma vistoria em todas as 34 academias ao ar livre instaladas no município. O intuito é verificar a situação de cada uma, para um levantamento de quais aparelhos precisam ser trocados e quais reformas e manutenções serão necessárias para que sejam revitalizadas.

As vistorias iniciaram no dia 17 de maio e deverão seguir até o dia 28. Ao todo já foram analisadas 17 academias instaladas na área urbana. Para a próxima semana serão avaliadas as instaladas na área rural. A ação garantirá que as academias continuem oferecendo uma opção de atividade física segura, promovendo a saúde da população rionegrense.

Devido ao aumento de casos da Covid-19, os parques estaduais não podem receber visitantes nos domingos, enquanto vigorar o Decreto 7.672/21, publicado no dia 17. Durante a semana funcionam com horários diferenciados, previstos na Portaria 006/2021, respeitando as normas de distanciamento para evitar aglomeração.

As novas medidas de restrição se estendem até o dia 31 de maio. As Unidades de Conservação de montanhas – Pico Paraná, Pico Marumbi e Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba também fecharão aos domingos. Porém, as unidades tiveram o horário de visitação alterado, a partir do último final de semana.

A Associação MIA – Movimento Independente pelos Animais de Piên fará feira de adoção neste sábado no Supermercado Nossa Senhora Aparecida em Avencal, Piên, das 15:00 às 19:00h e no domingo na Praça dos Pioneiros, das 8:30 às 11:30h. Informações pelos telefones (41) 98793 6179 ou (41) 98861 8413.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email