segunda-feira, 8
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 20/11/2015

Prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), em Brasília, com o deputado federal João Arruda (PMDB)/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de PiênPiên
O prefeito Gilberto Dranka (PSD) esteve nesta semana em Brasília, onde, acompanhado do deputado federal João Arruda (PMDB), visitou ministérios para tratar da liberação de recursos para pagamento de obras que estavam paralisadas. Foram liberados pagamentos das quadras de Campina dos Maia e Lageado e do miniginásio de Gramados, além do recurso final de barracões no distrito industrial. Outra conquista foi a garantia de R$ 200 mil para compra de um veículo para o ESF e equipamentos de saúde.
Governo
A equipe de O Regional participa hoje de encontro com o governador Beto Richa (PSDB) e o secretário de Estado da Comunicação, Paulino Viapiana. O encontro é uma promoção da Associação dos Jornais do Interior do Estado do Paraná (Adjori) e acontece na cidade de Foz do Iguaçu. Waldinei Gravi Gonçalves, representante de O Regional, é membro da diretoria da Adjori.
PT I
O deputado federal Toninho Wandscheer anunciou na última quarta-feira sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele estava na sigla desde 2008, por onde se elegeu deputado estadual e na última eleição deputado federal. Toninho publicou nota nas suas redes sociais informando a desfiliação e se dizendo grato ao partido e militantes pela acolhida durante seis anos. No entanto, declara que “o momento político brasileiro nos leva a uma reflexão. É chegada a hora de tomar decisões”.
PT II
Muitos já comentavam sobre a saída de Toninho Wandscheer do PT. Embora não tenha anunciada nova filiação, é tido como certo sua filiação no PROS. Outro cenário especulado é que na região muitas lideranças deverão acompanhar o deputado e também se desligar do PT. Isso vale principalmente para quem vai disputar a eleição no próximo ano e teme que o atual quadro político envolvendo o Partido dos Trabalhadores no país seja negativo durante a campanha eleitoral.
Piên
Nesta semana, um embate nas redes sociais envolvendo o prefeito de Piên Gilberto Dranka (PSD), e o ex-vereador João Padeiro (PSDB), foi o assunto em todos os cantos da cidade. Foi a primeira vez que ambos se confrontaram publicamente. Dranka está no segundo mandato e ainda não definiu quem será seu representante na disputa pela sucessão. Enquanto que João Padeiro é pré-candidato declarado à prefeitura do município.
Tijucas do Sul I
Os setores de Agricultura e Indústria e Comércio da prefeitura de Tijucas do Sul estão se desdobrando para garantir emprego e renda no município. Na agricultura, após a crise com a avicultura, foi necessário apostar na diversificação de culturas. Já na Indústria e Comércio foi criada uma área específica para atração de empresas. Segundo o prefeito Altair Gringo (PP), o grande desafio do momento é garantir trabalho e possibilidade de renda para as famílias.
Tijucas do Sul II
Os vereadores de Tijucas do Sul trabalham nas últimas semanas no debate do projeto que trata do reajuste da contribuição da iluminação pública. Dados da prefeitura mostram que após o aumento da energia elétrica por parte da Copel, a prefeitura viu crescer consideravelmente seu custo com despesas no setor. Há uma divisão entre os vereadores no que trata do reajuste da tarifa. Segundo eles, antes de repassar o valor para a população é necessário melhorar a iluminação pública na cidade.
Quitandinha
Em Quitandinha, os vereadores deverão colocar em pauta nas próximas reuniões o projeto que trata da revisão dos valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). No ano passado o projeto que tratava do assunto foi rejeitado pela casa, agora há um novo entendimento, e bem provável que a proposta tramite dentro da normalidade e com total possibilidade de aprovação.
Lapa
A prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT), já prepara para o mês de dezembro uma avaliação de 2015 em todas as áreas do poder público. Os números neste ano são bastante expressivos e demonstram que todo cuidado com as finanças municipais foi decisivo para importantes investimentos realizados na área urbana e no interior. A preocupação do momento é com a recuperação e manutenção das estradas, devido ao alto volume de chuvas nos últimos meses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email