quarta-feira, 6
 de 
julho
 de 
2022

Politicando 17/12/2021

O presidente da câmara de Agudos do Sul, Nide Ferreira (PSD), apresentou indicação na sessão ordinária desta semana solicitando que o espaço físico da escola desativada do bairro Pavãozinho seja cedido para utilização de entidades, associações ou órgãos de interesse público.

Governo do Estado I
É grande a movimentação nos bastidores do Governo do Estado do Paraná por conta das mudanças que devem acontecer no primeiro escalão já no início do ano. A primeira mudança prevista é na chefia da Casa Civil. O atual secretário da pasta, Guto Silva (PSD), deve retornar para a Assembleia Legislativa, o que de certa forma lhe daria mais tranquilidade para cuidar da pré-candidatura do Senado. Embora o governador não confirme seu nome, Guto Silva já anunciou que pretende disputar a vaga de senador nas eleições de 2022.

Governo do Estado II
A saída de Guto Silva da Casa Civil pode resultar em duas alterações estruturantes na gestão do governador Ratinho Junior. Isso porque o nome mais cotado para assumir a Casa Civil é de João Carlos Ortega, que hoje é o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ou seja, se realmente Ortega deixar o Palácio das Araucárias e for para o Palácio Iguaçu um outro nome será escolhido para comandar a Sedu.

Eleições 2022
Nesta semana, em entrevista a rádio Jovem Pan, o governador Ratinho Junior confirmou que não vai mudar o vice-governador na sua chapa de reeleição. Sendo assim, Darci Piana (PSD) continuará compondo a chapa majoritária. Existiam muitos pretendentes para o posto de vice-governador. Já para a vaga do senado, Ratinho Junior disse que não se descarta uma composição com o Podemos, do Álvaro Dias, mas também citou os nomes dos secretários Beto Preto (PSD), Sandro Alex (PSD), Guto Silva e do deputado federal Paulo Martins (PSC).

Piên
A atual administração da prefeitura de Piên cumpre com bastante sucesso a promessa de cuidar do centro da cidade e oferecer à população local uma programação de natal diferenciada e atrativa. Os cumprimentos recebidos pelo prefeito Maicon Grosskopf (Rep) já ultrapassam as divisas do município, o que, diga-se de passagem, é altamente positivo para Piên.

Agudos do Sul I

O presidente da câmara de Agudos do Sul, Nide Ferreira (PSD), apresentou indicação na sessão ordinária desta semana solicitando que o espaço físico da escola desativada do bairro Pavãozinho seja cedido para utilização de entidades, associações ou órgãos de interesse público. Ele citou que fez o pedido ouvindo a população da localidade. Disse que o imóvel está há bastante tempo parado e que pode ser bem aproveitado por movimento em prol da população.

Agudos do Sul II
Eleitos por grupos políticos opostos em Agudos do Sul, os vereadores Genezio Ferreira, que se elegeu pelo PSL, e Marcos Colaço, eleito pelo DEM, estiveram juntos nesta semana em encontro estadual de fusão das duas siglas, o União Brasil. O evento contou com a presença do governador Ratinho Junior, secretários estaduais, deputados e prefeitos. Na ocasião, o deputado Felipe Francischini, a pedido dos vereadores, anunciou emenda de R$ 150 mil para o município.

Contenda
Depois de semanas turbulentas e um clima totalmente tensionado, parece que o cenário político em Contenda ganhou ritmo mais ameno nos últimos dias. A população, inclusive, torce para que prefeitura e câmara de vereadores não façam das diferenças políticas um problema para o andamento dos trabalhos no município. Por parte da direção da câmara, tudo vai depender da forma como será o tom das tratativas que o poder executivo queira estabelecer.

Licitações
O Ministério Público do Paraná, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré ajuizou ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito e o ex-secretário municipal de Esporte e Lazer na gestão 2013-2016 e em face do espólio de um empresário do município. Segundo o MPPR, os três teriam fraudado procedimento licitatório tendo como objeto a contratação de empresa ou entidade para eventos esportivos. Na ação, a Promotoria de Justiça explica que os requeridos teriam simulado a participação de outros concorrentes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email