segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Politicando 16/10/2015

Governo
Com as viagens internacionais do governador Beto Richa (PSDB) e da vice-governadora Cida Borghetti (PP), quem assumiu o governo do estado nesta semana foi o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). Já de volta no fim de semana, Cida Borghetti assume o governo nos próximos dias. Com as alterações no comando do governo, tem sido grande a movimentação no palácio Iguaçu.
Prefeituras
Boa parte dos prefeitos da região já estão fazendo contas para que não exista surpresa no final do ano em relação ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais. Há neste ano, uma queda acentuada das receitas e repasses do governo federal, implicando diretamente na manutenção de serviços e pagamento da folha de pessoal. Por essas razões é que despesas e receitas estão sendo muito bem calculadas.
Tijucas do Sul
A prefeitura de Tijucas do Sul está abrindo novamente o programa de parcelamento de tributos inscritos em dívida ativa. O chamado Refis foi aprovado por unanimidade na câmara de vereadores. Segundo a prefeitura, 48% dos contribuintes do município possuem débitos em aberto. O parcelamento é uma forma também da prefeitura tentar melhorar a receita.
Agudos do Sul I
Adversários históricos na política local, os ex-prefeitos Zezo Pires (DEM) e Luciane Teixeira (PMDB) caminharam lado a lado na última eleição, quando seus filhos – Iwerson Pires (DEM) e Diego Teixeira (PMDB) editaram uma chapa na disputa pela prefeitura. A expectativa agora é saber onde estarão DEM e PMDB na eleição do próximo ano. Um grupo de lideranças locais incentiva o comerciante Iwerson Pires a entrar na disputa novamente.
Agudos do Sul II
O PMDB de Agudos do Sul cogita lançar candidato próprio a prefeitura do município e para isso já teria o aval e apoio de deputados do partido. Como opção há a ex-prefeita Luciane Teixeira ou seu filho Diego Teixeira. Existe ainda a possibilidade de filiação do servidor de carreira da Emater, Augustinho Tremea, para concorrer pelo PMDB local.
Vereador de Quitandinha, Gilson Ribas (PSL)/Foto: Arquivo / O RegionalQuitandinha
Em Quitandinha, o vereador e presidente da câmara, Gilson Ribas (foto) (PSL), apresentou sugestões a Lei de Diretrizes Orçamentária que tratam de recursos para a aquisição de motoniveladora, retroescavadeira, carregadeira e dois caminhões para a área da agricultura. Ele também está sugerindo implantação de cadeiras odontológicas nas unidades de saúde. Embora reconheça a dificuldade de recursos, ele destaca a importância da previsão orçamentaria.
Mandirituba
A possibilidade da candidatura e da eventual vitória do ex-deputado Geraldo Cartário (PTB) na eleição municipal de Mandirituba movimenta todo o meio político do município. A previsão é que quanto maior for o número de candidatos a prefeito nessa disputa, maiores são as chances de Geraldo Cartário vencer. Surge aí a intenção de formar uma grande frente, embora seja difícil chegar ao consenso de um nome.
Campo do Tenente
O vereador e presidente da câmara de Campo do Tenente, Fuscão Quege (PPS), comemorou a filiação do vereador Oseias Lazarino no PPS tenenteano. Segundo Fuscão, a intenção é fortalecer o partido para a eleição do próximo ano. Oséias Lazarino estava no PT e declarou recentemente que os escândalos provocados pela sigla têm sido decisivos para que muitos filiados troquem de partido.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email