sexta-feira, 29
 de 
março
 de 
2024

Politicando 16/03/2012

Pinhais
O município de Pinhais comemora neste mês seus 20 anos de emancipação política administrativa. Uma extensa programação vem sendo desenvolvida até o próximo dia 30. Amanhã tem show com a banda Oficina G3 e no domingo com a banda Ministério Adoração e Vida. E no final de semana seguinte acontece o Country Festival, maior evento sertanejo do Sul do país.
Anibelli Neto/Foto:DivulgaçãoIluminação Pública
O deputado estadual Anibelli Neto (PMDB) se pronunciou nesta semana defendendo que a Copel estenda o prazo para que as prefeituras assumam os ativos de iluminação pública. A Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que, em regiões em que essas instalações ainda pertencessem às distribuidoras, os ativos deveriam ser repassados para as cidades até setembro de 2012. Dos 396 municípios em que a Copel atua, 262 já assumiram os sistemas de iluminação pública. Restam ainda 134, ou 34% do total. Segundo Anibelli, as cidades precisarão de tempo para absorver os impactos operacionais e financeiros que a medida regulatória impõe.
Coligações
A declaração do deputado estadual e presidente do PSDB no Paraná, Valdir Rossoni, animou muitos correligionários da região. Nesta semana, Rossoni disse que o partido está liberado para fazer coligações que sejam importantes para candidaturas majoritárias, mesmo que tenham que ceder a cabeça de chapa. Em Piên, a declaração animou a turma tucana, que sonha com uma composição que tenha Ney Ciupka (PDT) como candidato a prefeito e Francisco Marques (PSDB) de vice.
Prefeito Cassado
Por falar em Rossoni, seu filho Rodrigo Rossoni, que havia sido eleito prefeito de Bituruna no ano passado, foi cassado ontem pela Justiça Eleitoral. A condenação é por abuso do poder econômico. Rodrigo Rossoni tinha mais de 500 cabos eleitorais.
Piên
Os vereadores de Piên devem votar nas próximas semanas o projeto de autoria do vereador Édi John (Dem) que trata da criação do programa “Vereador Mirim” no município. Curiosamente, por duas tentativas o projeto já foi barrado. Nesta semana alunos da rede municipal de ensino participaram da reunião e manifestaram-se favoráveis a proposta. A expectativa é que a matéria seja finalmente aprovada e concretizada em lei.
Agudos do Sul I
Com a proximidade do período eleitoral é natural que a movimentação política aumente e as especulações, denúncias e até ataques orbitem no cenário. Mas em algumas cidades a postura dos grupos políticos foi salutar para o bom andamento da administração pública. O caso mais evidente é de Agudos, onde aparentemente os atuais governantes puderam trabalhar sem a veracidade da oposição. Ganhou com isso a população. Pelo seu tamanho e receita, Agudos foi muito bem nos últimos 3 anos.
Agudos do Sul II
Um pequeno desconforto foi notado nesta semana entre a vereadora Larissa Martins (PT) e o presidente da câmara de Agudos do Sul, Amilton Bizzotto (PSDB). Ela teria solicitado o computador da casa para acessar a internet e houve recusa do presidente. Durante a reunião ela reclamou publicamente da negação. Bizzotto esclareceu que o legislativo vai adquirir equipamento específico para uso dos vereadores, mas que a atual máquina da câmara é exclusiva para serviços da direção do legislativo.
Mandirituba I
Em Mandirituba, a parceria do prefeito Machadinho (PDT) e do ex-deputado Geraldo Cartario (PTB) que durou longos anos já não existe mais. E a gota d’água foi no último final de semana. Machadinho mantinha, todos os domingos de manhã, programa na rádio que pertence a Cartario. Mas no último domingo ele foi surpreendido com a negativa do próprio Cartario e não pode realizar o programa. O rompimento ficou mais evidente durante a festa religiosa na comunidade de Espigão das Antas. Os dois estiveram presentes e ficaram em mesas separadas e distantes.
Contenda
O prefeito Hélio Boçoen (Dem) e vice-prefeito Carlão Stabach (PMDB), de Contenda, estudam dia e noite um nome para compor a chapa majoritária como candidato a vice. Pelos comentários no meio político, alguns nomes já foram convidados, mas apenas para segurar o partido na coligação. Os que já contam como garantida a candidatura de vice muito provável terão surpresas. Uma das possibilidades é a candidatura de Carlão Stabach de prefeito e do vereador Pedro Boçoen (Dem) como vice.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email