terça-feira, 26
 de 
outubro
 de 
2021

Politicando 15/03/2019

Governo I

O governador Ratinho Junior assinou ontem contratos para a construção de 872 casas populares em 15 municípios paranaenses. Os projetos envolvem investimentos de aproximadamente R$ 68,8 milhões oriundos do Tesouro Estadual e de financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e FGTS, em parceria com o Governo Federal e prefeituras. As obras serão executadas em Bituruna, Cambará, Cantagalo, Fernandes Pinheiro, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Piraquara, Rebouças, Sengés, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

Governo II

E nesta semana o governador Ratinho Junior foi a Brasília para confirmar junto do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do presidente do Paraguai, Mario Abdo Banítez, a construção da segunda ponte entre os dois países. E o governo do Paraná fará a gestão das obras de construção da nova ponte. O principal objetivo é desafogar o tráfego da Ponte da Amizade.

Presidente da Comec, Gilson Santos, esteve com o novo Diretor Geral da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil), Fernando Furiatti, para falar do projeto de conclusão do Contorno Norte. Foto: Maurílio Cheli/ComecRegião Metropolitana

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, esteve com o novo Diretor Geral da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil), Fernando Furiatti, para falar do projeto de conclusão do Contorno Norte. A obra, que neste trecho passa por Colombo, interessa a toda a região metropolitana, já que vai criar um novo ramal e tirar o tráfego pesado da área urbana das cidades.

Piên I

O assunto do fim de semana e dos próximos dias na região suleste será a eleição em Piên. Dois candidatos disputam o mandato de um ano e meio, João Padeiro (PSDB) e Ney Ciupka (PDT). Os dois pretendentes vivem situações bem distintas na política local. Padeiro concorreu nas duas últimas eleições e se mantém em permanente campanha eleitoral. Já Ciupka estava fora da política fazem 20 anos. Resta saber qual peso esses dois fatores terão no resultado de domingo à tarde.

Piên II

O resultado das eleições poderá trazer importantes modificações para a composição da câmara de vereadores. Caso João Padeiro seja eleito é cogitada a possibilidade de Eduardo Ferreira (PSDC) continuar ocupando um cargo na prefeitura e a presidência da câmara continue com João Nunes (PSD). Caso Ney Ciupka vença a eleição, Élio Taborda (PDT) é quem deixará o cargo de legislador, função esta que será preenchida por Gelvasio Malinoski (PEN). Neste cenário, Eduardo Ferreira deverá retornar a câmara e o vereador Almir Mielke (PSB) também deverá deixar o cargo de suplente que assumiu no último mês.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), nomeou nesta semana a servidora efetiva Francile Perpétua dos Santos como secretária municipal de Saúde. Ela substituirá Kelli do Rocio Rozário Andrade, que assumiu a pasta de Planejamento e Finanças. Segundo o prefeito, as mudanças visam dar uma nova dinâmica em secretarias de ponta, além de abrir espaço para os funcionários concursados estarem a frente de pastas estratégicas.

Fazenda Rio Grande

O vereador de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (PSC), vem trabalhando de forma silenciosa para viabilizar seu nome como opção do grupo político na eleição majoritária de 2020. Embora reconheça que existam outros postulantes a disputa para prefeito na coligação, ele acredita que possa ser uma alternativa para a continuidade.

Intercâmbio

O presidente da câmara de Quitandinha, Marquinhos da Acarpa (PP), e o vereador Amir Lemos (Patriota) foram participar da reunião dos vereadores de Campo do Tenente, como forma de intercâmbio entre os poderes legislativos. Aproveitou para destacar e elogiar o trabalho do prefeito Jorge Quege, especialmente na questão do reajuste para os servidores em 17% e o bom volume de investimentos feito pela prefeitura em obras de infraestrutura urbana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email