segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Politicando 15/10/2021

Presidente da câmara de vereadores de Mandirituba, Guilherme Palu Gelatti. Foto: Divulgação

Mandirituba

A câmara de Mandirituba informou que emitiu decreto para que sejam mantidos os 40% de insalubridade dos servidores públicos do município que recebem tal adicional. A medida foi tomada após decreto do executivo em setembro que reduziu para 20%. Na última sexta-feira, foi realizada uma manifestação. Os envolvidos, em sua maioria funcionários da saúde, recorreram à câmara, que se posicionou a favor dos servidores, entrando com decreto legislativo. Em duas votações, o documento foi aprovado de forma unânime e o presidente da câmara, Guilherme Palu Gelatti, o assinou, mantendo os 40% de insalubridade. “Jamais aceitaria uma baixa na remuneração daqueles que tanto lutaram por nós durante essa pandemia e enfrentam agora essa inflação” reiterou Guilherme.

Fazenda Rio Grande I

Após algumas semanas de calmaria, o meio político voltou a ficar agitado em Fazenda Rio Grande no dia de ontem. O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Corregedoria-Geral da Polícia Militar, cumpriu na cidade quatro mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Minacia, que apura supostas ameaças dirigidas ao presidente da Câmara Municipal, Alexandre Maringá (PRTB). As ameaças seriam motivadas por conta do processo de cassação do prefeito Nassib Hammad (PSL).

Fazenda Rio Grande II

Os mandados foram cumpridos na residência e no local de trabalho da vereadora Nani Hammad (PSL) e de um policial militar da reserva, nomeado servidor comissionado da prefeitura de Fazenda Rio Grande, que teria comparecido armado a uma sessão de uma das Comissões de Inquérito. No cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, aparelhos de telefone celular e computadores, que serão analisados no curso das apurações.

Tijucas do Sul

Nesta semana o prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), e o vice-prefeito Professor Claudemir (Pros), estiveram reunidos em Piên com a gerente da Agência do Trabalhador, Eliza Cruz Freitas, e posteriormente promoveram visita na empresa Glass House. A agenda teve como objetivo debater sobre intercâmbio de postos de trabalho e o atendimento a mão-de-obra disponível junto a população tijucana.

Contenda

Já não está das melhores a relação do poder executivo de Contenda com boa parte dos vereadores do município, inclusive aqueles que compõem a base de situação do prefeito Antonio Mostarda (PSL). Comenta-se nos bastidores da política municipal que o principal problema é o critério utilizado para nomeações de cargos comissionados e a falta de valorização de quadros que foram importantes no processo eleitoral. Daqui pra frente é esperar pra ver se o cenário melhora ou piora.

Campo do Tenente

Na última sexta-feira, o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin (PSL), esteve em reunião com o presidente da Comec, Gilson Santos, para tratar de estudos sobre transporte público. Atualmente existe uma linha do DER que está liberada para exploração no município. E a prefeitura informou a necessidade de testar novas alternativas, especialmente na ligação com a cidade de Rio Negro, que é o principal polo de geração de empregos.

Quitandinha

A prefeitura de Quitandinha terá que promover em regime de urgência processo licitatório para contratar empresas que possam realizar o serviço de transporte público de passageiros dentro do município. Por enquanto o prefeito Zé Quirera (Pros) efetuou uma contratação em caráter excepcional, porém, ela não poderá perdurar. O Ministério Público tem notificado as prefeituras que ainda usavam transporte escolar para passageiros comuns e que pagam empresas ou particulares individuais sem realizar o processo licitatório.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email