sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 14/08/2020

Água I

Foi realizada ontem pela manhã a audiência pública para a “Emergência Hídrica e o Abastecimento de Água na Região Metropolitana de Curitiba”, proposta pela Assembleia Legislativa do Paraná e coordenada pelo deputado estadual Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente. Nesta semana a Sanepar divulgou novas regras para o rodízio no abastecimento de água para Curitiba e Região, e destacou mais uma vez que o momento é crucial e vai depender fundamentalmente da colaboração da sociedade. O Paraná passa pela estiagem mais severa dos últimos 50 anos.

Água II

A audiência pública contou com a participação do presidente do Instituto de Água e Terra do Paraná ( IAT), Everton Luiz da Costa Souza, do diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Júlio Gonchorosky, do presidente da Comec, Gilson Santos, da doutora em Meio Ambiente pela Universidade do Paraná (UFPR), Dailey Fischer, de representantes do Ministério Público do Paraná e prefeituras. A preservação dos mananciais, especialmente das cidades da região metropolitana, foi assunto de destaque durante o debate da audiência.

Merenda Escolar

Nesta sexta-feira, as 2.143 escolas estaduais do Paraná entregam os kits de merenda para 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família, além do material impresso para aqueles estudantes que estão com dificuldade de acesso às plataformas on-line para as aulas a distância. Desde o início da pandemia, esta é a 11ª distribuição. As escolas fazem as entregas simultâneas.

Prefeito Paulo FuriatiLapa I

O esperado julgamento do atual prefeito da Lapa, Paulo Furiatti (MDB), por conta de irregularidades na sua gestão 2009-2012 pode não acontecer antes da próxima eleição. Com isso, fica ainda mais critica a situação de Furiatti, que poderá até concorrer, mas eventualmente pode perder o mandato se na sequência for julgado culpado. Os mais próximos do atual prefeito já começam a estudar outras alternativas.

Lapa II

Parte dos filiados do MDB, partido do prefeito, teriam como alternativa uma possível aliança com o PDT, para evitar que com a desistência da candidatura de Paulo Furiatti o partido se veja obrigado a apoiar nomes do PSD ou ligados ao grupo do ex-secretário de Saúde Ruy da Farmácia (PSB). Para algumas lideranças do MDB é inaceitável caminhar com determinados grupos no município.

Quitandinha I

A política é mesmo uma nuvem, e em Quitandinha já tem muita gente falando que se a prefeita Maria Julia (PSD) fosse candidata a reeleição teria grandes chances de êxito. A análise tem como principal motivação o número expressivo de obras que a cidade vem recebendo por parte da prefeitura. Maria Julia já anunciou que não disputará a eleição, especialmente para se dedicar aos cuidados da sua saúde. Seu apoio deve ir para o ex-prefeito Neco Prado (PDT).

Quitandinha II

O município de Quitandinha recebeu nesta semana a confirmação de um novo investimento para a Educação. Por meio de uma emenda do deputado federal Diego Garcia (Podemos), foi assegurado o recurso de R$ 189.900,00, que será aplicado na aquisição de um novo ônibus escolar. A indicação deste montante atende ao pedido do diretório municipal do partido, que destacou o apoio do parlamentar na destinação desta verba que irá auxiliar a reforçar a frota de coletivos e qualificar o transporte escolar.

Vereadores

Com o novo formato da disputa eleitoral municipal que exclui a coligação partidária nas chapas proporcionais, ou seja, da disputa pelas vagas nas câmaras municipais, é bem provável que exista uma renovação além do que aconteceu em eleições anteriores. Para contribuir neste sentido, há uma outra novidade que é a eleição “pela sobra”, permitindo que um candidato a vereador seja eleito mesmo que o seu partido não tenha atingido o coeficiente eleitoral.

Contenda

Até o dia 18 de agosto está em vigor no município de Contenda o decreto que prevê medidas restritivas às atividades e serviços para o enfrentamento da pandemia, decidido nos moldes do Fórum Metropolitano de Combate à Covid19. O decreto prevê a proibição ao acesso de crianças menores de 12 anos a panificadoras, mercados e açougues e também a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no município das 21 horas às 6 horas. Até o fechamento desta edição Contenda registrava 142 casos confirmados do coronavírus.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email