quinta-feira, 28
 de 
março
 de 
2024

Politicando 13/04/2017

Ex-senador Osmar Dias (PDT). Foto: DivulgaçãoEleições I

Nesta semana, a divulgação de uma sondagem para a eleição do próximo ano movimentou os bastidores da política no estado. A Paraná Pesquisas apresentou resultados de enquete realizada em Umuarama sobre a preferência do eleitorado para o governo e o senado. Nas próximas semanas outras regiões do estado serão pesquisadas. Esse primeiro resultado mostra que o ex-senador Osmar Dias (PDT) mantém vantagem no interior do Paraná.

Eleições II

Umuarama é 11º município do estado em população e um dos mais importantes do interior. No levantamento da Paraná Pesquisas, Osmar Dias tem 37% da preferência do eleitorado para ser o futuro governador. O senador Roberto Requião (PMDB) aparece em segundo, com 29%. Na terceira posição está Ratinho Junior (PSD) com 15% dos votos pesquisados. Numa outra sondagem, sem Requião e com Cida Borghetti (PP), a vice-governadora em 10%.

Eleições III

O atual governador Beto Richa (PSDB) ainda não confirma sua candidatura ao senado e já existe muita especulação em relação ao seu afastamento do governo. A Paraná Pesquisas também mediu a aceitação da população de Umuarama em relação a gestão de Beto Richa. Das quase 700 pessoas pesquisadas, 33% aprovam a administração estadual, enquanto que a rejeição é de 63%. Nos últimos meses, por meio do repasse de recursos para inúmeros municípios, Beto Richa vem buscando melhorar seu prestígio em todo o estado.

Pesquisa

A pesquisa em Umuarama pode ou não ser reflexo de outras regiões do estado, principalmente em se tratando de cidades do interior. Há uma grande curiosidade, porém, em relação a região da Grande Curitiba e cidades maiores, como Maringá e Londrina. A candidatura da vice-governadora Cida Borghetti está diretamente ligada a decisão de Beto Richa, se ele se licencia ou não para concorrer ao senado.

Consórcio do asfalto

Existente há cerca de três anos, um consórcio que reúne municípios do centro do Estado, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro tem se tornado exemplo na implantação de asfalto para as cidades consorciadas. O consórcio adquiriu máquinas, veículos e usina de micropavimento e passou a atender os municípios com a implantação de asfalto. O deputado federal Alex Canziani (PTB), grande apoiador da iniciativa, declarou que a proposta já produziu importantes resultados e o custo para as prefeituras é 50% inferior ao que se gastaria na forma tradicional com licitação e contratação de terceiros.

Assomec

Na última sexta-feira, durante reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), foi apresentada uma proposta de consórcio para compra conjunta de insumos por parte das prefeituras. É um primeiro passo e talvez o grande incentivo que a associação está precisando para recuperar seu prestígio entre os governantes. A Assomec é presidida agora pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack (PSDB).

Previdência

A proposta de reforma da Previdência nacional, através de projeto de lei enviada ao Congresso, vem provocando inúmeras divergências no país. Nesta semana, ganhou destaque a manifestação de líderes da igreja católica. Alguns párocos criticaram publicamente o presidente Michel Temer (PMDB) e, inclusive, trataram do tema durante as celebrações religiosas.

Deputado estadual Fernando Francischini (Solidariedade) reunido com vereadores e lideranças em Agudos do Sul. Foto: DivulgaçãoAgudos do Sul

O deputado estadual Felipe Francischini (Solidariedade) esteve na última semana em Agudos do Sul reunido com vereadores e lideranças da sua base política no município. Na ocasião, levantou demandas para futura indicação de recursos estaduais e confirmou uma emenda do deputado federal Fernando Francischini (Solidariedade) no valor de R$ 200 mil, para a área da saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email