segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 13/08/2021

Presidente da Comec, Gilson Santos, com o prefeito Diego Ribas (PSD), o prefeito de Contenda, Antonio Mostarda (PSL) e o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti (PSD). Foto: Divulgação

Metropolitana I

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec do Governo do Estado, Gilson Santos, esteve na Lapa na última quarta-feira para reunião com o prefeito Diego Ribas (PSD), o prefeito de Contenda, Antonio Mostarda (PSL) e o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti (PSD). Na oportunidade trataram de projetos que melhorem a integração das três cidades e também da promoção de alteração dos planos diretores visando atender demandas específicas.

Metropolitana II

Após reunião na prefeitura, o presidente da Comec, Gilson Santos, foi recebido pelo presidente da câmara municipal de vereadores, Gustavo Daou (Dem), e a vereadora Professora Brenda (PV). No legislativo, o representante do governo estadual destacou a importante necessidade de participação dos vereadores no processo do futuro plano diretor da RMC.

Fazenda Rio Grande

A Comissão Parlamentar de Inquérito Processante (CPI) da câmara de vereadores de Fazenda Rio Grande que apura denúncia contra o prefeito Nassib Hammad (PSL) já ouviu doze pessoas sobre as supostas irregularidades cometidas pelo chefe do poder executivo. As oitivas ainda continuam nos próximos dias, depois o relatório será finalizado e abre espaço para ampla defesa. Na sequência a pauta poderá ser votada em plenário, resultando ou não na cassação do prefeito.

Contenda

A prefeitura de Contenda promoveu nesta semana evento com a Agência de Fomento do Paraná para apresentar possíveis linhas de crédito aos pequenos e micro-empresários no município. Os recursos são via Fundo de Aval da Fampe-Sebrae Paraná.

Vacinação

Mais 191.470 doses de vacinas contra a Covid-19 devem chegar ao Paraná nesta semana. O envio dos imunizantes foi confirmado ontem pelo Ministério da Saúde já para esta sexta-feira. São 117.760 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) – 960 delas doadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) – e 73.710 do imunizante Comirnaty (Pfizer/Biontech). A previsão é que o voo G3-1126, que traz as doses de Coronavac, pouse às 10h20 ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. As vacinas da Pfizer desembarcam pouco depois, às 13h20, chegando no voo LA-4791.

Obras municipais

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) publicou em seu portal na internet o Relatório de Levantamento de Controles Internos de Obras Públicas de 2021. O documento é resultado do trabalho realizado com o objetivo de levantar dados a respeito de licitações de obras públicas para o planejamento e seleção de amostras das auditorias de controles internos de obras públicas no âmbito do Plano Anual de Fiscalização (PAF) do TCE-PR desse ano.

Coligações

A volta das coligações partidárias na eleição do próximo ano pode ser caminho aberto para que o mesmo ocorra em 2024. Ou seja, teremos novamente um número maior de siglas partidárias nos municípios e automaticamente uma maior barganha de apoios e negociações envolvendo grupos políticos e pretensos candidatos. Para muitos, é um grande retrocesso.

Pedágios

O novo modelo do pedágio anunciado pelo governo estadual e noticiado nesta edição certamente será o maior triunfo do governador Ratinho Junior na sua campanha de reeleição. Concluindo o processo com o Governo Federal, Ratinho vai conseguir na prática o que muitos candidatos e até mesmo ex-governadores discursaram por longo período.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email