segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 12/01/2021

Eleições 2022 I

Há inúmeros comentários sobre a possível candidatura para deputado federal dos três ex-governadores do Paraná. Beto Richa pelo PSDB, Roberto Requião no MDB e Osmar Dias no Podemos. Outro nome forte do cenário político paranaense que pode tentar vaga na Câmara Federal é o atual senador Álvaro Dias. Nesta semana a novidade foi a troca no comando do PTB do Paraná, Alex Canziani perdeu a legenda para o empresário Edenilso Rossi.

Eleições 2022 II

E o PSD, partido do governador Ratinho Junior, pode ganhar duas deputadas federais para a eleição do próximo ano. Já é dado como certa a vinda da deputada Luisa Canziani, atualmente no PTB. E a outra filiação seria da deputada Leandre Dal Ponte, que é do Partido Verde.

Caça vereador

Deputados estaduais e pré-candidatos a deputado estão numa verdadeira caça aos vereadores eleitos de primeiro mandato. Querem a todo custo garantir apoio para 2022. A tática mais comum é marcar audiência e postar foto nas redes sociais para marcar território. Os vereadores mais preparados estão evitando firmar compromisso, uma vez que dependendo do partido e da expectativa de votos é possível prever se o interessado tem ou não chance de eleição.

Lapa

Está previsto para o próximo dia 20 a reabertura do Parque do Monge, na Lapa. O local já foi um dos principais pontos turísticos de toda a região, mas infelizmente ficou fechado por longo período e toda a infraestrutura existente acabou prejudicada. A expectativa é que Governo do Estado e prefeitura façam novos investimentos no local.

Presidente da Comec, Gilson Santos, recebeu os representantes do município de Contenda. Foto: Divulgação/ComecContendaRepresentantes do município de Contenda estiveram reunidos com o presidente da Comec, Gilson Santos. Foto: Divulgação/Comec

Nesta semana o vice-prefeito de Contenda, Gilmar Carpejani (PSC), o presidente da câmara Marquinhos Chinda (PSC) e os vereadores Éder Klemba (PSD), Goiaba de Freitas (Rep), Marcio Francisco (PSL) e Leandro Gonçalves (PSL) estiveram com o presidente da Comec, Gilson Santos, para apresentar proposta de um parque no município. Para isso a Comec fará a revisão das matrículas que compreendem as áreas do projeto.

 

Campo do Tenente

Na sessão da câmara de Campo do Tenente da última terça-feira, o presidente da casa, Gustavo Vizentin (PSL), apresentou requerimento pedindo envio de ofício à empresa Reunidas para que seja retomada a linha entre Rio Negro e Quitandinha, por haver muitos profissionais de setores como educação e saúde que precisam se deslocar diariamente a trabalho para outros municípios. Outro requerimento, apresentado pelo vereador Vicente Resner Neto (Pros), pede que a Sanepar instale um gerador em sua unidade na cidade, pois segundo ele, quando falta luz, falta água.

Agudos do Sul
O prefeito em exercício de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (PP), mesmo tendo assumido o executivo repentinamente após a vacância do cargo, vem já desenvolvendo uma série de projetos à frente da prefeitura neste início de mandato. Ele tem priorizado o atendimento à população nas demandas atuais, ainda em meio à pandemia, ao mesmo tempo que trata de instalação de empresas e planejamento do desenvolvimento do município.

Criação de cargos
A 1ª Vara de Fazenda Pública de Maringá suspendeu lei municipal da prefeitura de Maringá aprovada no ano passado que permitiu uma reforma administrativa na prefeitura, com a criação de quatro novas secretarias, com 22 novos cargos comissionados e 28 funções gratificadas. O magistrado entendeu, em análise preliminar, que a reforma administrativa promovida pelo prefeito Ulisses Maia (PSD) contraria a Lei Complementar federal 173/2020, que impede que estados e municípios que receberam ajuda federal para o combate aos efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19 aumentem suas despesas com pessoal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email