segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

A nossa rotina

Logo cedinho o nosso despertador avisa que a nossa rotina vai começar. Levantamos correndo para tomarmos um banho. Ao abrirmos o chuveiro lembramos que estamos com racionamento de água e não podemos demorar. Vestimos-nos rapidamente para realizar a primeira refeição do dia. No momento em que vamos preparar o café já vem a dúvida: vamos utilizar o filtro de papel ou aquela máquina de cápsulas de plástico? Tomada a decisão e concluída a refeição, na porta de casa temos que fazer outra escolha: ir ao trabalho de bicicleta, usar o transporte coletivo, chamar um automóvel de aplicativo ou ir com o nosso próprio veículo? Fatalmente no ambiente de trabalho tomaremos um café ou água certa hora. Usar os copos plásticos descartáveis ou copos e canecas duráveis?

Podemos perceber que não temos como escaparmos das escolhas que a rotina nos impõe e nem mesmo deixarmos de perceber que toda a nossa ação tem algum tipo de impacto ambiental. Em 15 minutos de banho podemos chegar a utilizar até 135 litros de água. Estima-se que produzimos mais de 400 milhões de toneladas de plástico ao ano em todo o mundo e não conseguimos reciclar com eficiência este valor. A nossa pegada ambiental traz ao planeta cada vez mais pressão sobre os recursos naturais ao passo que estes são finitos e cada vez mais escassos.

Cabe então a nós, de alguma forma, mesmo que com pequenos gestos iniciarmos um melhor relacionamento com o nosso planeta. A utilização racional dos recursos hídricos, a redução do uso de plásticos e a opção por meios de transporte menos poluentes passa a ter ação direta em nossa saúde humana e planetária em geral. Pequenas atitudes podem fazer muita diferença. Novamente cabe lembrar o espírito de que devemos pensar globalmente e agir localmente.

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email