terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 11/12/2020

Diplomação

Está marcada para o próximo dia 18 a diplomação dos prefeitos eleitos. Não haverá cerimônia como normalmente acontece por conta do agravamento dos casos de Covid. Na região duas coligações correm para evitar que os prefeitos vencedores nas urnas sejam diplomados. Isso acontece em Agudos do Sul e Tijucas do Sul. Em ambas as cidades a Justiça Eleitoral ainda julga os registros de candidaturas dos vencedores.

Lapa

Em todas as cidades da região a disputa pela presidência da câmara de vereadores a partir de janeiro será o grande tema dos bastidores políticos neste final de ano. Na Lapa, por exemplos, todos querem ser o futuro presidente. O grande desafio é o esperado consenso. Quem tem mais chance de aglutinar forças é a vereadora eleita professora Bruna Ferrari (PV). A dificuldade dela é por ser uma estreante na câmara.

O prefeito eleito de Tijucas do Sul, Altair Gringo. Foto: Arquivo/O RegionalVereadores

Onde o prefeito eleito fez a maioria dos futuros vereadores da casa a definição da mesa diretora e presidência do legislativo fica mais tranquila. É o caso, por exemplo, do prefeito eleito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP) (foto), que fez 7 dos 9 vereadores eleitos. Já em Quitandinha a situação é bem diferente, a oposição deve ficar com a direção da casa por ter maioria dos futuros legisladores.

Fazenda Rio Grande

A eleição do médico Doutor Nassib (PSL) para a prefeitura de Fazenda Rio Grande vai colocar no mesmo ambiente o deputado estadual Fernando Francischini (PSL) e o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros), que foram os principais articuladores da candidatura de Nassib no município. A expectativa agora é saber qual dos dois deputados terá maior influência na gestão da prefeitura.

Secretariado

Como estamos vivendo um momento de muitos questionamentos e decepção política, alguns prefeitos eleitos estão retardando a nomeação e anúncio dos seus secretários para evitar questionamentos. Alguns prefeitos eleitos tem confidenciado que o melhor é começar o governo sem anúncio, aí não dá margem para críticas e minimiza os tradicionais desconfortos políticos, já que muitos serão desagradados.

Fim de mandato

Muitos prefeitos na região estão fazendo avaliações de seus governos. Alguns saem animados, com inúmeras obras, bons avanços e boa avaliação. Outros nem tanto, repasses de recursos travados, obras paralisadas, funcionários que trabalharam contra e o resultado negativo na eleição. O desafio agora é retomar a vida normal sem o título de prefeito, remuneração e as benesses do cargo.

Piên

A transição mais amistosa possível na prefeitura de Piên acontece neste ano. Todas as secretarias de portas abertas e todas as informações à disposição. O atual prefeito João Padeiro fez questão de apontar as dificuldades enfrentadas para que a nova gestão pudesse tomar medidas logo de início. O prefeito eleito Maicon Tiguera já cumpriu mais de 10 agendas em secretarias e com deputados na capital paranaense. A intenção é captar recursos e destravar projetos que estão nesta esfera.

Contenda

O prefeito eleito de Contenda, Antônio Mostarda, já definiu os titulares de quatro secretarias municipais, Saúde, Obras, Educação e Esportes. A maior novidade é justamente na Secretaria de Esportes, que será comandada pelo comentarista da Transamérica FM, Fernando Gomes. O vice-prefeito Gilmar Carpejani (PSC) à princípio não assumirá nenhuma pasta, terá função estratégica de ajudar na coordenação das atividades da prefeitura como um todo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email