terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 10/02/2012

Sinal de celular
Em praticamente todas as cidades da região há reclamação em relação aos serviços das operadoras de telefonia celular, principalmente das empresas TIM e Claro. O sinal está fraco, a freqüência 3G é uma ilusão e a maioria das ligações apresentam deficiência e chiados. Resta saber que poderes públicos ou entidades organizadas farão alguma manifestação a respeito.
 
Transporte escolar
Na próxima segunda-feira, haverá uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Paraná – AMP para tratar da questão dos recursos do transporte escolar. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participa da reunião com a direção da AMP e demais prefeitos interessados. A entidade cobra que o governo efetue o repasse total dos recursos que são de direito das prefeituras para custear o transporte dos alunos da rede estadual.
 
Apoio político
O deputado estadual Valdir Rossoni assumiu novamente a presidência do PSDB do Paraná e foi incumbido pelo governador Beto Richa a conduzir a questão política nos municípios. Com isso, agora tem fila na porta do parlamentar para garantir o apoio do governador nas eleições de outubro próximo. Na região já tem pré-candidato tucano comemorando a presença de Rossoni na direção do partido e contando que agora há novos desdobramentos previstos.
 
Piên I
Na platéia da reunião da câmara de vereadores de Piên nesta semana três possíveis candidatos de chapa majoritária na disputa pela prefeitura: Claudemir de Andrade (PSDB), João Padeiro (PSDB) e Ingo Tschoke. Eles fazem parte do grupo de oposição que sonha com uma candidatura de consenso para a próxima eleição. Por falar em candidatura, enquanto Ingo Strack garantiu semana passada que o PT local terá candidato próprio, o vereador Taxinha Ramos (PT) desfilou nas páginas de jornal de grande circulação na região expondo-se como provável candidato a vice numa outra coligação. Ou seja, afundando a candidatura própria.
 
Piên II
O ex-prefeito Ney Ciupka (PDT) deixou a empresa Arauco Brasil após 15 anos de atividade. E agora, sem o compromisso profissional, já passou a ser cortejado por alguns personagens da política local para disputar as eleições municipais. A tentativa é que ele ocupasse o espaço do também ex-prefeito Francisco Marques (PSDB). Este último, residindo em São Bento do Sul, está cada vez mais distante de uma nova candidatura em Piên.
 
Mandirituba e Piên
O ex-prefeito de Mandirituba, Adir Palu (PMDB), entrou nesta semana no Facebook. A boca-pequena ele tem dito que não vai disputar a eleição desse ano. Mas também não está recusando fazer amigos na rede. O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), também apareceu no Face nesta semana e informou que pretende usar a ferramenta para interagir com a população do município.
 
Tijucas do Sul
A boa relação do prefeito Altair Gringo (PP) com o vice-prefeito Hélio de Oliveira (PT), de Tijucas do Sul, poderá sofrer os primeiros desconfortos com a intenção da candidatura própria do PT no município. Qual seria a solução neste caso para manter a parceria? Inverter com Hélio de prefeito e Gringo de vice? Encontrar um terceiro nome de consenso? Ou trabalhar no convencimento para manutenção da chapa como está? Indagações que o grupo começa a encerar daqui até julho próximo.
 
Campo do Tenente
O prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski (PMDB), foi submetido a uma cirurgia na manhã de ontem para retirar uma pedra no rim. O procedimento ocorreu tudo conforme previsto e o prefeito deve ter alta hoje. Ele está no Hospital São Vicente de Mafra. O vice-prefeito Jorginho Quege estará a frente do governo municipal até a próxima semana, quando o titular da pasta deve retornar as atividades.
 
Vereador Célio Guimarães/Foto:InternetLapa
Os vereadores Célio Guimarães (PV) e Dango Leonardi (PT do B) seguem atentos e preocupados com a implantação de regime semiaberto para os presos que cumprem pena na cidade. Segundo os vereadores, não houve consulta popular sobre o assunto e parte dos responsáveis pela segurança no município também não são favoráveis ao sistema.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email