quarta-feira, 10
 de 
agosto
 de 
2022

Foco em Tijucas do Sul está no combate à raiva

Vacina contra raiva/Foto:Assessoria de Imprensa de Tijucas do SulO município de Tijucas do Sul está realizando uma força tarefa entre as secretarias em combate à raiva, doença que vem afetando animais mamíferos. A Vigilância Sanitária iniciou visitas nas propriedades para a vacinação de cães e gatos (foto). Nesta semana, a operação foi intensificada nas localidades rurais de Matulão e Vossoroca.

Para a Secretaria de Saúde, o objetivo é fazer o bloqueio da raiva, pois já houve um registro de um bovino que morreu em decorrência da doença, no município vizinho de São José dos Pinhais, a 6 quilômetros da divisa, e teve o seu diagnóstico positivo para a raiva. Agora para se fazer o bloqueio da doença, é preconizado que em um raio de 12 quilômetros ao redor do foco seja feita a vacinação de todos os cães e gatos acima de quatro meses de idade.

Os técnicos ainda salientam que a raiva é uma doença contagiosa e incurável causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e os homens. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou pela língua do animal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a raiva mata anualmente 55 mil pessoas no mundo.

Os sintomas da doença variam a depender da espécie animal, mas todos podem apresentar dificuldade para engolir, salivação abundante, paralisia das patas traseiras e mudanças de comportamento e dos hábitos alimentares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email