sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 10/01/2020

Presidente da Comec, Gilson Santos, anuncia, na próxima semana, a ampliação do serviço de transporte coletivo no município. Foto: DivulgaçãoContenda

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do governo do Estado, Gilson Santos, estará em Contenda na próxima quarta-feira, dia 15, anunciando ampliação do serviço de transporte coletivo do município. A cidade vai ganhar uma linha circular e nova ligação do Centro com o Distrito de Catanduvas.

Governo

O Paraná passa a contar com mais uma ferramenta para atrair investimentos privados. Entrou no ar o site “Parceiro Invest Paraná”, que busca promover o desenvolvimento por meio da união do Estado com os municípios. O portal quer reunir o maior número possível de informações sobre as 399 cidades paranaenses. A intenção, de acordo com o órgão, é servir como um grande banco de dados para a consulta de companhias interessadas em se instalar no Estado.

Saúde

Boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Estado no final de 2018 e início de 2019 apresentava 132 casos confirmados de dengue no Paraná. Já o boletim publicado nesta semana, consolidando números do final de dezembro e primeiros dias de janeiro, totaliza 5.343 casos de dengue. Há um ano, eram 33 municípios com casos confirmados. Hoje são 160, sendo que 15 estão em epidemia e 23 em situação de alerta para epidemia; 274 têm notificações para dengue, indicando casos em investigação. Ou seja, toda atenção da população precisa ser redobrada.

Eleições 2020

O pleito eleitoral deste ano vai começar a movimentar os grupos políticos. Das dez cidades da região, quatro delas – Fazenda Rio Grande, Campo do Tenente, Contenda e Rio Negro – os prefeitos estão no segundo mandato e vão abrir espaço para novos candidatos. Já nas demais, há possibilidade de reeleição. A grande novidade, porém, é em relação ao fim das coligações partidárias, obrigando que todos os partidos tenham chapa própria de candidatos a vereador.

Direção do partido Republicanos vai formalizar a filiação do empresário Guilherme Gellati na próxima semana. Foto: DivulgaçãoMandirituba

A direção do partido Republicano de Mandirituba, Rodrigo Rodrigues e o vereador Bernardo Palu, vai formalizar a filiação do empresário Guilherme Gellati na próxima semana. A intenção é trabalhar a candidatura própria para a prefeitura do município. O Republicanos tem como meta lançar candidatos a prefeito em pelo menos 20% das cidades paranaenses.

Quitandinha

Chegou com surpresa no meio político de Quitandinha a exoneração de dois nomes considerados fiéis a prefeita Maria Julia (PSDB). Ontem foram desligados do poder executivo o secretário de Ação Social, Elizandro Sousa, e o servidor Sérgio Tuchinski.

Tijucas do Sul

Margarete Camargo, que assumiu a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Tijucas do Sul em abril de 2018 pediu exoneração do cargo nesta semana. Margarete já havia exercido outras funções na gestão pública municipal ao longo de outros mandatos. Agora, a expectativa é em torno do nome que deverá assumir a pasta de educação no município.

Campo do Tenente

Aos 73 anos, faleceu nesta semana a ex-vereadora e ex-primeira-dama de Campo do Tenente, Alda de Ramos Quevedo (foto). Ela foi legisladora por três mandatos entre 2001 e 2012, além de ter ocupado importantes funções na administração pública da cidade. Em virtude a morte de Alda Quevedo, a prefeitura e a câmara de vereadores decretaram luto oficial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email